[Reino Unido] Anti-imigrante? Anti-refugiado? Então leia isso!

À medida que os elementos da extrema direita se transformam em uma espuma adequada sobre as tripulações dos botes salva-vidas heroicos que salvam as vidas dos refugiados no mar, vale a pena ter o seguinte em mente…

O capitalismo se reproduz e floresce, por causa da ignorância, e usa o racismo e outras coisas para nos dividir para que possa nos governar. O sentimento anti-imigrante e anti-refugiado é colocado lá e encorajado pelos ricos e sua mídia, ele está lá por uma razão – para nos distrair de reconhecer nossos próprios interesses de classe e nos desviar da luta de classes.

Uma coisa comum que você ouve de pessoas anti-refugiados e anti-imigrantes é esse tipo de coisa, e tem acontecido ultimamente: ‘Eu simpatizava com os refugiados, mas depois segui um refugiado até sua casa recentemente e descobri que ele tinha uma casa e um carro.’

Não deveríamos ter que dizer isso, mas isso é um absurdo absoluto e, como todas essas declarações, é baseado em boatos e rumores, e não há nenhuma evidência confiável e confiável para apoiá-lo. Realmente não é diferente das teorias da conspiração. E se você realmente tivesse “simpatia” pelos refugiados em primeiro lugar, não os teria seguido para casa. E a propósito, se você está seguindo as pessoas, não importa quem seja, então você é basicamente um perseguidor, isso é o que você é, não há outra maneira de colocar isso – você é um perseguidor, que para sua informação é na verdade uma ofensa criminal. E porque você é um perseguidor, obviamente também significa que você é uma pessoa errada e assustador.

E o que você ouvirá das mesmas pessoas é que temos um ‘sistema de benefícios de toque suave’. Essas pessoas claramente não têm a menor ideia sobre o sistema de benefícios que temos neste país, porque se tivessem, saberiam que ‘nós’ não temos um ‘sistema de benefícios de toque suave’. Essas pessoas são tão ignorantes sobre o que está acontecendo que estão completamente inconscientes da austeridade capitalista e dos ataques à classe trabalhadora – incluindo os desempregados e deficientes – que vêm acontecendo nos últimos dez anos? Essas pessoas realmente enterraram tanto a cabeça na areia? Infelizmente, parece que sim.

Então, eles dirão, é por isso que os refugiados vêm aqui, porque temos um ‘sistema de benefícios de toque suave’. O fato é que existem outros motivos pelos quais eles vêm aqui, por exemplo – eles já falam inglês, ou são do antigo império britânico ou de países da comunidade, ou já têm família aqui, ou estão tentando escapar dos maus tratos na Europa. Muitos dos países ao redor de onde eles são não os aceitam também. Mas a razão pela qual as pessoas anti-refugiados vão dizer que temos o chamado ‘sistema de benefícios de toque suave’ é porque eles absorvem o que a mídia de direita como o The Sun e o Daily Mail e outros meios de comunicação querem que eles acreditem e pensem sobre os desempregados e benefícios.

E eles são, sem dúvida, o tipo de pessoa que odeia e fala mal dos requerentes, assim como odeia e fala mal dos imigrantes e refugiados. Essas pessoas parecem completamente incapazes de olhar adequadamente para as notícias que têm sido divulgadas nos últimos dez anos sobre o tratamento nojento dado aos requerentes de benefícios. E pense sobre isso, eles são o tipo de pessoa que simplesmente descartará isso como a chamada ‘propaganda esquerdista’ ou ‘mentiras esquerdistas’, que diz a você tudo o que você precisa saber sobre eles. Que sorte para eles que podem simplesmente descartar isso e seguir em frente com sua vida, enquanto os reclamantes estão sendo tratados como lixo.

E outra coisa que ouvimos frequentemente de pessoas anti-imigrantes e anti-refugiados é – ‘eles ficam com todas as moradias’ ou – ‘eles ficam com todas as moradias sociais’. Novamente, isso é um absurdo absoluto. O motivo do problema com moradia e habitação social não tem nada a ver com imigração ou refugiados. Novamente, você está completamente alheio às políticas dos governos neoliberais thatcheristas que tivemos nos últimos 40 anos? Você é realmente tão sem noção? Pessoas como Thatcher e Blair, os Conservadores e depois o Novo Trabalhismo encorajaram e permitiram que as pessoas comprassem suas casas e apartamentos do conselho. Eles também permitiram que incorporadores imobiliários comprassem e depois se livrassem de moradias sociais, incluindo propriedades inteiras do conselho, algo de que os conselhos trabalhistas também são culpados. A habitação é uma questão de classe. A classe trabalhadora tem problemas de moradia porque há uma guerra de classes acontecendo e os ricos tornam a situação pior para a classe trabalhadora em seu próprio benefício. Eles exploram a situação, como parasitas que são, e privam as pessoas comuns de coisas como moradia, e então causam problemas de moradia, o que contribui para o aumento do número de desabrigados. E o que é lamentável é que as pessoas que são basicamente de direita e centristas votam nessas pessoas e continuam a fazê-lo – seja votando em nomes como Boris Johnson, Laurence Fox, Nigel Farage ou pessoas assim. Todas essas pessoas só vão piorar as coisas para a classe trabalhadora, e isso inclui uma situação pior com a moradia. E os centristas como o Partido Trabalhista são um pouco melhores, mesmo os como Jeremy Corbyn e John McDonnell and Co., e pessoas como nós não acreditam na política parlamentar para resolver esses problemas.

E é como se essas pessoas de direita nunca tivessem pensado para si mesmas que aqueles que estão no poder e a classe dominante iriam nos ferrar com relação à moradia, ou qualquer outra coisa, é ridículo. E nunca passou pela cabeça dessas pessoas que se pegássemos todas as terras e propriedades dos ricos e da classe dominante e as usássemos para nós, para nosso benefício, haveria mais espaço para nós e para os outros e as coisas seriam melhor para nós? Essas pessoas parecem nunca ter pensado nisso. Que a forma como a terra, a propriedade e a habitação são usados é para beneficiar os ricos, às nossas custas – é por isso que a classe trabalhadora está, em geral, amontoada em vilas e cidades enquanto os ricos têm a maior parte da terra para usar como bem entenderem, em nosso detrimento. No geral, essas pessoas não parecem realmente pensadoras.

E outra coisa que você vai ouvir é algo assim: ‘bem, eu não me importo com os que trabalham, mas esses refugiados, ou esses imigrantes, não trabalham e recebem todos esses benefícios.’ Eu tenho que trabalhar, mas eles não. Para começar, muitos imigrantes trabalham, e eles deram uma enorme contribuição, em impostos e no trabalho para este país, e o NHS e outros setores não seriam nada sem eles. Mas se os imigrantes não conseguem encontrar trabalho, porque sabe, nem todo mundo consegue encontrar trabalho e pode trabalhar, essas pessoas querem que eles simplesmente fiquem sem dinheiro e morram de fome nas ruas porque não podem pagar o aluguel e se alimentar? É isso que essas pessoas querem? Porque essa parece ser a alternativa que eles preferem, assim como parecem preferir a dos pobres que nasceram aqui. Essas pessoas não parecem se importar realmente com outros seres humanos. As pessoas deveriam ter o direito de viver e aproveitar a vida também, não apenas de sofrer uma existência horrível – e isso deveria se aplicar a todos.

Em segundo lugar, se você é um refugiado que acabou de chegar aqui, você não pode trabalhar porque não tem permissão para isso e nem mesmo tem um número de seguro nacional. E o fato é que os refugiados que recebem mesada recebem apenas cerca de 35 libras por semana. Quero dizer, como alguém deveria existir nisso?! E a realidade é que os refugiados também são colocados em lugares terrivelmente desumanos, como os quartéis Napier e Yarl’s Wood, onde são tratados como lixo e deixados para apodrecer também.

Aqui está outra coisa que você ouvirá de pessoas anti-imigrantes / anti-refugiados: ‘E antes que você diga qualquer coisa, eu não sou racista. Não tenho nenhum problema em trabalhar e viver com pessoas de diferentes partes do mundo, de diferentes culturas, religiões e cores, e alguns deles até são meus amigos.’

Isso é muito pouco convincente e muito cansativo e, basicamente, é apenas a nova versão de ‘alguns dos meus amigos são negros’. E não quer dizer que a pessoa que fala não seja racista. Porque todos os tipos de pessoas podem ser racistas, não importa de onde sejam, para começar. Qualquer um pode ser racista ou preconceituoso com outra pessoa. Mas, realmente, isso é muito pouco convincente, como todos esses argumentos, e na realidade não significa nada. E a única razão pela qual a pessoa sente a necessidade de dizer isso é provavelmente porque o que ela está dizendo é racista. É tão óbvio e estúpido.

E terminaremos dizendo algumas coisas. Em primeiro lugar, a única razão pela qual as pessoas anti-imigrantes / anti-refugiados se opõem à vinda de refugiados e imigrantes para cá parece ser porque lhes falta humanidade e decência e são provavelmente racistas. É claramente o racismo que sustenta todos esses supostos argumentos que essas pessoas estão apresentando. Não há nenhuma boa razão para se opor à vinda de refugiados e imigrantes para cá. Os refugiados estão fugindo da guerra, fome e perseguição. Eles têm o direito de vir aqui, inclusive de acordo com o direito internacional. Francamente, pessoas anti-imigrantes / anti-refugiados exibem uma grande falta de empatia e compaixão pelo que estão falando, postando online e tudo mais. Eles também estão fazendo um grande favor à classe dominante ao apontar o dedo aos refugiados. Enquanto eles caem no bode expiatório, os ricos escapam nos ferrando e acumulando todas as riquezas e recursos. Mas com pelo menos algumas dessas pessoas é como se elas fossem muito estúpidas para ver, ou muito confortáveis e egoisticamente individualistas e teimosas. É como se eles provavelmente nunca tivessem um pensamento original em toda a sua vida e nunca tivessem questionado nada. É provável que sejam o tipo de pessoa que não é corajosa o suficiente para ir contra a corrente e simplesmente acreditam e concordam com todas as coisas que se espera que façam. Eles são o problema, não os imigrantes ou refugiados, e há muitas dessas pessoas covardes e ignorantes por aí. O capitalismo produz muitos robôs incultos, condicionados e insensíveis como este. Outra razão pela qual é um sistema tão horrível e destrutivo e precisa desesperadamente acabar. O fato é também que a migração sempre fez parte da vida humana neste planeta, sempre aconteceu e continuará a acontecer, principalmente à medida que a população diminui devido à diminuição da taxa de natalidade.

Em segundo lugar, se alguns de vocês que estão lendo isto, que estão realmente preocupados com os refugiados que vêm aqui e a imigração, pensam que estamos sendo injustos com você, e você é realmente uma pessoa que pensa e é realmente uma pessoa compassiva, por favor, pelo menos pense sobre o que pessoas como nós estão dizendo e dê a devida consideração. Realmente pense sobre isso, ouça e pesquise isso e tente levá-lo a bordo e abrir sua mente, em vez de apenas concordar com todas as porcarias em que se espera que você acredite e a maneira como deve se comportar. Porque aquelas coisas em que se espera que você acredite e a maneira como você deve se comportar não vão te levar a lugar nenhum, não vai te beneficiar realmente, vai apenas beneficiar a classe dominante, que é o motivo de estar lá em o primeiro lugar. E você pode olhar para o resto deste site e ler nossas publicações e ouvir nossos podcasts para explorar e pensar sobre uma alternativa de como as coisas são para nós.

E a última coisa que gostaríamos de dizer é que essas pessoas anti-refugiados / anti-imigrantes tendem, em geral, a se opor aos imigrantes e refugiados comuns. Se essas pessoas reclamassem dos imigrantes milionários e bilionários que nossa classe dominante deixou neste país, permitindo que eles fizessem o que quisessem e com os quais tratassem (incluindo a compra de propriedades e negócios e infraestrutura neste país e a exploração da classe trabalhadora, ambos aqueles que nasceram aqui ou imigrantes comuns) então talvez não nos importássemos tanto. Isso seria ótimo. Nós nos opomos ao que os milionários e bilionários, os imigrantes ricos estão fazendo – porque é contra nossos interesses de classe. São os imigrantes ricos que são parasitas, assim como os ricos que nascem ou se naturalizam aqui. E não há fronteiras para esses imigrantes ricos da classe dominante, não como há para os imigrantes e refugiados comuns. E são os ricos que têm unidade e solidariedade uns com os outros, por isso precisamos ter solidariedade e unidade com os imigrantes e refugiados que são pessoas comuns como nós, que querem apenas fazer o melhor da vida.

Mas esses direitistas não fazem isso, é como se eles nem tivessem pensado nisso. Eles não têm consciência de classe ou solidariedade de classe – eles apenas parecem odiar os outros, eles odeiam aqueles que consideram ser tão diferentes deles. Quando, na verdade, eles provavelmente têm mais em comum com um imigrante da classe trabalhadora ou refugiado do que alguém da classe dominante britânica como Jacob Rees Mogg. Vamos ser realistas, temos mais em comum com um imigrante da classe trabalhadora ou um refugiado de qualquer lugar do que com milionários locais e elites governantes. É mais provável que tenhamos experiências e interesses semelhantes e relacionáveis, isso é apenas um fato, um fato que as pessoas anti-imigrantes / anti-refugiados nunca reconhecem.

No final do dia, parece que os anarquistas da luta de classes têm uma visão mais humana e pró-humanidade, que beneficia a classe trabalhadora internacional e as pessoas comuns de todo o mundo, que une as pessoas e é genuinamente progressista e pensada – e o grupo anti-imigração tem uma visão anti-humana, de espírito mesquinho, rancoroso e baseada no ódio, baseada na ignorância que divide as pessoas e causa conflito, ódio e divisão e deixa a classe dominante internacional fora de perigo. Essa parece ser a diferença entre nós.

Fonte: https://www.anarchistcommunism.org/2021/07/30/anti-immigrant-anti-refugee-then-read-this/

Tradução > Da Vinci

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/20/reino-unido-botes-salva-vidas-kropotkin-e-apoio-mutuo/

agência de notícias anarquistas-ana

A rua vazia —
Ressoa na escuridão
o cri cri do grilo

Alvaro Posselt