[França] Editorial: Libertariano ou libertário?

Diante da quarta onda de Covid, o governo apareceu com o passe sanitário. Não há nada como o autoritarismo para exacerbar a desconfiança e a relutância.

A medida provocou manifestações de protesto que foram, no mínimo, heterogêneas. Com, além do “não” ao passe sanitário, discursos nos extremos opostos do espectro, desde pró-vacinação até anti-vax, sem mencionar o lixo conspiratório e antissemita que floresceu aqui e ali. A extrema direita, por outro lado, desfilou com um cavalo de batalha (cartazes): “liberdade vacinal”. Enquanto aspiram a um Estado autoritário, os fascistas se apresentam como defensores das liberdades individuais, até mesmo das liberdades públicas!

 Esta impostura não pode ser varrida para debaixo do tapete sem esclarecer uma confusão muito prejudicial em torno do conceito de “liberdade”. Estabelecer a liberdade individual como um valor absoluto, desafiando a sociedade, é uma concepção libertariana (mais no sentido anarco-capitalista), ou seja, egoísta e liberal. Não tem nada a ver com a concepção libertária (anarquista) que é nossa e que, por ser comunista, afirma muito claramente que na sociedade pode haver necessidades sociais que ultrapassam a liberdade individual. Neste caso, a contenção de uma pandemia cuja natureza exponencial pode saturar brutalmente o sistema de saúde, e que já causou 114.000 mortes somente na França.

 Ao defender claramente a vacinação geral, com incentivos e medidas não autoritárias, o movimento social afirmaria sua própria voz, contra a postura libertariana dos fascistas e a postura falsamente solidária de Macron [presidente da França].

 União Comunista Libertária (UCL)

25 de agosto de 2021

 Fonte: https://www.unioncommunistelibertaire.org/?Edito-Libertarien-ou-libertaire

 Tradução > Liberto

 agência de notícias anarquistas-ana

Meu pai também
Viu estas montanhas —
Reclusão de inverno.

Issa