[Grécia] Alerta: Dois membros do Rouvikonas ameaçados de prisão perpétua!

Alerta e petição de apoio antes do julgamento de 13 de outubro de 2021!

APOIO A GIORGOS KALAITZIDIS E NIKOS MATARAGKAS DO GRUPO ANARQUISTA ROUVIKONAS

Dois anos após a tremenda efusão de solidariedade sem fronteiras que permitiu a dois membros do Rouvikonas evitar a prisão, uma nova ameaça de magnitude sem precedentes paira sobre o grupo. Um julgamento kafkiano aguarda Giorgos e Nikos em 13 de outubro, com base em acusações falsas. Esta tentativa de criminalizar o movimento social poderá custar a estes dois ativistas políticos prisão perpétua. O grupo deles, por mais impecável e exemplar que seja, tornou-se obviamente muito desconfortável. Uma nova mobilização internacional é necessária.

Os fatos: em 7 de junho de 2016, um traficante de drogas foi executado em Atenas, no distrito de Exarchia. Esta execução é reivindicada por um coletivo de autodefesa chamado “Milícia Popular Armada” que declara que o traficante de drogas se comportou de forma violenta, ameaçadora e perigosa em Exarchia, tanto em relação aos membros do movimento social quanto aos habitantes do bairro.

Três anos se passaram. Nenhum membro do Rouvikonas é o objeto da investigação. Em julho de 2019, Kyriakos Mitsotakis [primeiro-ministro da Grécia] chegou ao poder na Grécia e promete, entre outras coisas, pôr um fim “por todos os meios” ao grupo anarquista Rouvikonas, reconhecido em todo o país por suas ações de solidariedade e resistência não relacionadas a este tipo de processo. Após alguns meses, em março de 2020, um juiz de instrução assumiu o caso e acusou dois ativistas do Rouvikonas: Nikos Mataragkas e Giorgos Kalaitzidis, respectivamente, de assassinato e incitação ao assassinato.

Mas em junho de 2020, após suas audiências de acusação, ambos foram liberados sem fiança e o processo foi logicamente arquivado.

Mudança dramática ocorre em abril de 2021: embora o processo esteja vazio contra os membros do Rouvikonas, o Estado e os mecanismos repressivos decidem subitamente processar Giorgos e Nikos com base em acusações falsas e seu julgamento está agendado para 13 de outubro de 2021.

Esta manipulação por parte dos poderes – que fazem de Giorgos e Nikos seus reféns e visa destruí-los política e fisicamente: eles arriscam a pegar prisão perpétua! O objetivo também é prejudicar a imagem do grupo Rouvikonas e criminalizar o movimento social na Grécia, como fizeram os coronéis no poder há cinquenta anos.

Diante deste julgamento kafkiano, apoiamos os ativistas políticos e solidários Giorgos Kalaitzidis e Nikos Mataragkas e exigimos a suspensão imediata do julgamento.

Pedimos o fortalecimento do comitê de apoio internacional: support@rouvikfrancophone.net (envie seu nome, sobrenome e profissão para juntar-se aos signatários).

Também convidamos você a apoiá-los financeiramente neste confronto, que não se limita a este julgamento contra o grupo Rouvikonas: o grupo está frequentemente sujeito a procedimentos legais por razões menos sérias, mas muito caras (no total, para todas as ações atualmente em julgamento e nos próximos meses, os custos legais do grupo totalizam várias dezenas de milhares de euros):

https://fr.gofundme.com/f/soutien-giorgos-et-nikos-athnes

Finalmente, chamamos aqueles que puderem, para uma manifestação de apoio no dia do julgamento: quarta-feira, 13 de outubro, às 09h00, no tribunal de Efeteio, c/Degleri 4, em Atenas. Fotos de ações de apoio fora da Grécia também são bem-vindas.

Que nenhum de nós caia diante do poder sozinho.

Comitê Internacional de Apoio a Giorgos Kalaitzidis e Nikos Mataragk

>> Sobre as ações de resistência e solidariedade de Rouvikonas na Grécia (vídeo de 10 minutos):

https://www.youtube.com/watch?v=342ZzVVCm70&feature=emb_title

>> Algumas respostas a perguntas comuns sobre o Rouvikonas:

– Rouvikonas é também um grupo de solidariedade que frequentemente realiza ações com gregos precários e migrantes, incluindo a distribuição de alimentos e outras formas de ajuda.

– Rouvikonas é também um grupo antifascista, sobretudo desde que o Rouvikonas criou a rede antifascista Distomo (que ajudou a expulsar o Aurora Dourada do centro de Atenas, muito antes das sanções legais).

– Rouvikonas é um grupo misto onde as garotas estão muito presentes e onde o sexismo, machismo e virilismo são rejeitados (o grupo também inclui uma seção feminista muito ativa e autônoma).

– Rouvikonas inclui membros de várias nacionalidades e origens.

– Rouvikonas é composto em sua maioria por trabalhadores precários.

– Rouvikonas rejeita a vanguarda e não quer ser rotulado como tal.

– Rouvikonas não está ativo apenas em Exarchia, mas em toda a Grécia.

– Rouvikonas realiza reuniões públicas regulares para discutir com as pessoas que querem ser informadas e possivelmente se juntar ao grupo.

– Rouvikonas frequentemente realiza ações em conjunto com outros grupos (Anars de Tessalônica, Curdos, migrantes, antifas, solidariedade…).

– Rouvikonas é filiado à Federação Anarquista da Grécia – AO (anarxiki omospodia).

– Rouvikonas também participa de reuniões, concertos ou mesmo torneios de futebol antifa que reúnem diferentes coletivos.

Fonte: http://blogyy.net/2021/09/22/deux-membres-de-rouvikonas-menaces-de-prison-a-vie/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/10/novo-ministro-da-protecao-dos-cidadaos-da-grecia-diz-que-fechara-o-cerco-contra-anarquistas-facebook-retira-do-ar-pagina-do-coletivo-anarquista-rouvikonas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/08/kyriakos-mitsotakis-vence-eleicao-na-grecia-e-promete-mao-firme-contra-anarquistas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/04/grecia-mitsotakis-anuncia-que-o-coletivo-anarquista-rouvikonas-morrera-no-dia-8-apos-as-eleicoes/

agência de notícias anarquistas-ana

Um gato sem dono
Dormindo sobre o telhado
Chuva de primavera.

Taigi