Abusos na Igreja Católica: investigação revela milhares de pedófilos na França

Milhares de pedófilos operam dentro da Igreja Católica francesa desde 1950, afirmou o chefe de uma comissão que investiga abusos cometidos por membros da igreja.

Jean-Marc Sauvé informou à imprensa francesa que a comissão encontrou evidências de 2,9 mil a 3,2 mil autores de abusos — de um total de 115 mil padres e outros clérigos.

“Essa é uma estimativa mínima”, acrescentou.

A investigação foi encomendada pela Igreja Católica francesa em 2018, após uma série de escândalos em outros países.

Sauvé, um alto funcionário público, disse ao jornal francês Le Monde que a comissão entregou aos promotores provas de 22 casos em que um processo criminal ainda poderia ser aberto.

Ele acrescentou que os bispos e outras autoridades eclesiásticas foram informadas de outras acusações contra pessoas que ainda estavam vivas.

O relatório final da comissão — que tem entre seus membros, médicos, historiadores, sociólogos e teólogos — possui 2,5 mil páginas.

Mais de 6,5 mil vítimas e testemunhas foram contatadas ao longo dos dois anos e meio de investigação.

Christopher Lamb, da publicação católica The Tablet, disse à BBC que os escândalos de abuso mergulharam a Igreja em “sua maior crise em… 500 anos”.

Em junho deste ano, o Papa Francisco mudou as leis da Igreja Católica para criminalizar explicitamente o abuso sexual, em sua maior reforma do Código de Direito Canônico em décadas.

As novas regras transformam o abuso sexual, o aliciamento de menores, a posse de pornografia infantil e o encobrimento de abusos em crimes sob as leis do Vaticano.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-58790919

agência de notícias anarquistas-ana

Noite sem lua ou estrelas
o bebedor de sakê
bebe sozinho.

Matsuo Bashô