Alemanha Nazista: quem alimentou o mito de Adolf Hitler?

Quem foi o responsável pela propaganda da Alemanha Nazista? A resposta é simples.

Joseph Goebbels

Um gênio com as palavras. Um manipulador nato. Um orador formidável. Um homem que sabia como levar uma multidão ao delírio. Um homem cheio de inseguranças com relação à sua aparência e também ao fato de ter sido rejeitado ao serviço militar, o que o impediu de lutar na Primeira Guerra. Ele buscava compensação para o que lhe faltava e alcançou um doutorado em Filologia Alemã pela Universidade de Heidelberg. Um homem abençoado com o talento da comunicação, ele tinha o dom de colocar no papel seus pensamentos e visões e de transformá-los em discursos eloquentes e persuasivos.

Não há nada mais reconfortante que umas belas frases. E muitas foram elaboradas e utilizadas como armas para subjugar a Alemanha.

Um talento muito admirado por Adolf Hitler, quem, embora fosse um orador grandioso, era terrível em expressar os pensamentos com eloquência. Não que que Adolf Hitler fosse apenas uma marionete, mas, se considerarmos todos os discursos proferidos ao público alemão desde 1926, Hitler estava apenas pronunciando as palavras escritas por seu camarada, Joseph Goebbels.

Você pode se perguntar como uma pessoa consegue se envolver tanto com uma causa a ponto de escrever palavras tão horríveis. Nós geralmente nos esquecemos de como é fácil odiar e culpar os outros por nossas próprias limitações. É mais fácil olhar para fora do que para dentro. E Joseph Goebbels guardava muito ódio dentro de si. Ódio e raiva que ele pretendia usar em seu próprio programa de trabalho; do Partido Nazista direto para o mundo.

Nascido na Renânia – Rheydt, Alemanha –, em 27 de outubro de 1897, no seio de uma família católica muito estrita e de classe trabalhadora, Joseph Goebbels cresceu para se tornar um dos homens mais inteligentes do Terceiro Reich, como também era conhecida a Alemanha Nazista. Primeiro, ele finalizou o ensino primário em uma escola Católica Romana e, mais tarde, na premiada Universidade de Heidelberg, estudou História e Literatura, que culminou em um doutorado em Filologia Alemã. Ainda assim, com todo seu mundanismo e suas ambições intelectuais, Goebbels se julgava inadequado. Talvez, sentia-se assim por ter sido rejeitado pelo exército alemão devido a um pé torto, sequela de osteomielite que sofreu na infância e que o deixou mancando pelo restante de sua vida adulta. Ou, quem sabe, sua inadequação viera de sua compleição física; ele tinha uma cabeça grande, um porte pequeno e cabelos escuros, ao invés de um aspecto nórdico. A compleição nórdica, com cabelos loiros e olhos azuis, era a ideal.

>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:

https://www.pressenza.com/pt-pt/2021/10/alemanha-nazista-quem-alimentou-o-mito-de-adolf-hitler/

agência de notícias anarquistas-ana

O beija-flor
a bicar, de leve, a flor.
Reflexo em rio. 

Paulo Freitas de Medeiros