Após 4 anos, Ktarse lança o álbum “A luta é pela vida”

Diretamente das quebradas de Suzano/SP, o grupo de RAP combativo Ktarse, lança seu terceiro álbum. Rodrigo, Leal e Dj Mamona, que encabeçam o grupo, lançaram o primeiro álbum em 2011, intitulado  “GUETO SUBVERSIVO”. O segundo surgiu em 2017, com o titulo “INFLAMANDO A INSURGÊNCIA”. Agora, após quatro longos anos de leitura e empenho, gravando e produzindo de forma autêntica e autônoma no Home Studio “FORA DE ESQUADRO PRODUÇÕES”, o grupo nos apresenta seu mais novo trabalho.

Nas palavras de Rodrigo, esse álbum que contem 23 faixas protesto antissistema representa um “MANIFESTO COMBATIVO DO GUETO CANTADO E RIMADO EM CIMA DA BASE”. E o titulo não poderia deixar escapar a ideologia do grupo: “A LUTA É PELA VIDA”. Eis a perspectiva de toda luta e resistência deste grupo que carrega consigo princípios de autonomia, autogestão, apoio mutuo, solidariedade e coletividade como meios de emancipação dos oprimidos.

Em diálogo conosco do H2SM, Leal, que também é professor de História, comenta sobre os quatro anos de preparação:

“…período que cada um de nós continuou escrevendo, produzindo tanto sons do próprio Ktarse quanto em parcerias. Ao mesmo tempo que dávamos prosseguimento a nossas lutas diárias pela vida, participávamos de atividades desenvolvidas nas quebradas. No último ano, mais precisamente em maio, fechamos de produzir o álbum “A luta é pela vida”. De lá para cá, juntamente a tudo isso que não paramos de fazer, iniciamos a produção das instrumentais, ajustar as letras e a gravar…”

Sobre o título “A LUTA É PELA VIDA”, Leal segue dizendo:

“…o nome do álbum representa todos os anseios dos de baixo. As quebradas não lutam por coisas mirabolantes, lutamos pelo direito de ter direito, nisso “viver” é mais que um verbo, pra nós é uma ação. Cada RAP apresentado nesse álbum trás uma perspectiva sobre a luta pela vida. Cada instrumental foi pensada juntamente de cada letra, com o intuito de potencializar a luta pela vida dos oprimidos e oprimidas, potencializando os saberes dos nossos que não só trazem os saberes sistematizados nos livros, mas vivos em suas experiências acumuladas as lutas diárias…”

E para finalizar essa conversa com os manos do Ktarse, ao abordarmos do fato de o álbum ser distribuído gratuitamente na internet, Leal finaliza com uma afirmativa contundente, característico do grupo. Segundo Leal, “…a arte deve ser comprometida com os nossos, deve está disponível aos mesmos, não como mercadoria e sim como mais um meio das quebradas refletirem sobre si e as realidades nas quais estão inseridas. Desde o primeiro álbum, temos isso como princípio e prática…”. 

Para fazer o download do álbum “A LUTA É PELA VIDA”, clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=yNoU2NI6NQQ

FICHA TÉCNICA:
Produção Executiva – Ktarse
Produção Fonográfica – Fora de Esquadro Produções
Direção e Produção Musical – Ktarse
Capa e Arte – Pombo161
Foto de capa – autores desconhecidos
Gravado: Fora de Esquadro Produções
Pré-Mixagem – Leal
Mixagem/Masterização – Lnigazzbeats
Scratch – Dj Mamona
Teclado/Arranjos – Péricles – Faixas 2, 6, 18
Guitarra, Baixo, Violão – Bruno Enrico – Faixa 11
Backing Vocal – Péricles e Janete (Faixa 6), Bruno Enrico (Faixas 9, 11, 20), C333 (Faixa 11)
Letras – Ktarse
Gravado e Masterizado entre os anos 2020 e 2021.

Fonte: http://www.h2sm.com.br/2021/11/apos-4-anos-ktarse-lanca-o-album-luta-e.html?m=1&fbclid=IwAR25nd2UFvjJKyafdKNr0pQx-8fjMQonegQ3AHrTyKRIuSM-DM8WNy5egKk

agência de notícias anarquistas-ana

Na palma da mão,
Um vagalume —
Sua luz é fria!

Shiki