[França] Sète: Georges Brassens faria cem anos, La Poste publica um selo em homenagem ao cantor

1921-1981: por ocasião do centenário de seu nascimento e do quadragésimo aniversário de sua morte, La Poste (Correios franceses) publica um selo dedicado a Georges Brassens, que será vendido a partir de 25 de outubro em toda a França e em pré-lançamento em Sète a partir de 22 de outubro.

Sète, a cidade onde nasceu em 22 de outubro de 1921, permanecerá sempre no coração de Georges Brassens… E em suas canções. “Les copains d’abord” (1964), seu pequeno barco, suas férias… Mesmo sendo famoso, o cantor permaneceu fiel a seus amigos e sua família em Sète. Ele está enterrado, não “na praia de Sète” (Suplicou para ser enterrado na praia de Sète – 1966), mas no túmulo familiar do cemitério municipal.

Pré-venda

Para celebrar tanto o centenário de seu nascimento quanto o quadragésimo aniversário de sua morte, La Poste lançou um selo especial, baseado em uma foto de Jean-Pierre Leloir e projetado por Valérie Besser. Os selos, cada um com um valor de 1,08 euros, serão vendidos em cartelas de 15, com uma tiragem de 495.000 exemplares.

Os selos serão colocados à venda em 25 de outubro em toda a França, mas estarão disponíveis em Sète, no Espace Brassens em uma prévia na sexta-feira, 22 de outubro, exatamente cem anos após o nascimento do cantor, e no sábado, 23 de outubro, a partir das 10h às 18 horas.

Uma carreira parisiense

Após alguns anos difíceis, Georges Brassens tornou-se famoso nos anos 50, cantando no cabaré de Patachou, no Butte de Montmartre, em Paris. Em seus 25 anos de carreira, ele escreveu mais de 250 canções. Com seu violão, seu cachimbo e seu bigode, seu ar áspero e seu verbo atrevido, seu gosto pela anarquia e pelas boas palavras, o cantor de Sète marcou várias gerações de intérpretes.

Georges Brassens morreu alguns dias após seu sexagésimo aniversário, em 29 de outubro de 1981.

Fonte: https://france3-regions.francetvinfo.fr/occitanie/herault/sete/sete-georges-brassens-aurait-eu-cent-ans-la-poste-edite-un-timbre-en-hommage-au-chanteur-2243929.html

agência de notícias anarquistas-ana

vento a derrubar
—bem antes da tempestade
cigarras avisam…

Haruko