[Suíça] Contra o passe Covid e o mundo que o produz.

Saúde ou segurança?

Nas últimas semanas, com a introdução do passe Covid obrigatório para acessar restaurantes, bares, estádios, academias, universidades, teatros, cinemas, museus, bibliotecas e outros locais de reunião e manifestações públicas, o governo suíço impôs de fato o rastreamento obrigatório do deslocamento da maioria das pessoas que vivem no território. Depois de uma primeira tentativa no verão de 2020 de apresentar o aplicativo Swiss Covid que teve pouco sucesso, nas últimas semanas o Conselho Federal colocou em prática uma retórica sutil de persuasão-coerção para convencer o maior número possível de cidadãos a se vacinarem, sob a chantagem de ter negado o acesso a uma ampla gama de locais e serviços, em alguns casos incluindo trabalho e educação.

Como alguém escreveu em outro lugar: “tememos que os instrumentos estabelecidos hoje em nome da saúde pública possam ser facilmente reposicionados em funcionamento amanhã para fins de segurança, que a declaração de identidade e o registro de sua locomoção sejam padronizados e que a malha de controle social ficará perigosamente mais rígida“. Assim que se estabelecem como “medidas excepcionais”, instrumentos como o passe de saúde tornam-se irreversíveis, fortalecendo o poder policial e se somando à teia de dispositivos que nos últimos anos têm cada vez mais limitado a liberdade dos indivíduos com a desculpa de “contra- terrorismo” e “guerra ao vírus”.

Durante as duas primeiras ondas da pandemia as desigualdades sociais realmente pioraram (por exemplo, nos locais de trabalho e no que se diz respeito ao acesso aos cuidados de saúde), o passe Covid cria as condições para agravar ainda mais a discriminação e a exclusão em relação àqueles que não querem ou não podem ser capazes de pagar um teste ou serem testados em qualquer lugar, pessoas sem documentos reconhecidos na Europa e pessoas forçadas a viajar como clandestinas. Isso sem falar na distribuição de vacinas em nível global ditada pelas leis da indústria “livre”, que mesmo em situação de emergência pandêmica mantém intacta sua lógica colonialista e de classe.

Além disso, sem entrar no debate tão limitado dos “contra vs. à favor”, o fato de forçar a população com pressões e chantagens a usar “vacinas” cujos efeitos colaterais potenciais são desconhecidos e que as empresas farmacêuticas que as produziram não têm obrigação de prestar contas a quem quer que seja, devendo pelo menos surgir algumas dúvidas de caráter ético…

Para voltar à normalidade?

A obrigação do passe Covid tem muito mais a ver com a gestão da segurança da sociedade e o imperativo econômico de não desacelerar a máquina capitalista do que com considerações reais e bem fundamentadas de proteção da saúde pública.

As autoridades querem apenas curar os sintomas e não as causas da pandemia.

As causas da propagação do vírus entre diferentes espécies e da eclosão de pandemias em nível global – como a do coronavírus – encontram-se no próprio funcionamento do sistema capitalista, com especulações colossais no setor médico e sério impacto sobre o meio ambiente. Um desenvolvimento econômico que devasta e saqueia territórios e populações em busca de novos mercados e maiores lucros, desmatamento para dar espaço a monoculturas, pecuária intensiva e indústrias que a cada dia tira espaço vital dos ecossistemas e das espécies que neles vivem.

As pré-condições que adubaram o terreno para a evolução do vírus SARS-covid19 e que poderia levar a novas pandemias estão sob os olhos de todos e encontram-se no modelo político-econômico atual. Apesar das evidências, eles insistem por um lado em dar explicações simplificadas e falsas envolvendo várias teorias da conspiração e, por outro lado, em passar soluções de curto prazo para retornar à mesma normalidade capitalista que originalmente criou as condições ideais para o advento do vírus. Mesmo quando durante séculos esta normalidade significou colonialismo, patriarcado, guerras e exploração de recursos em nome do lucro para os países ricos do Norte do mundo em detrimento dos pobres do Sul.

Para uma mudança radical, é fundamental fazer uma pausa e analisar as complicadas causas estruturais da pandemia e aprofundar a luta.

Protesto! Mas contra o quê?

À semelhança do que sucede noutras zonas da Suíça, também no Ticino, várias associações e grupos saíram às ruas para protestar contra as medidas aplicadas pelo Estado. Muitos deles, mesmo que se declarem “apolíticos”, apoiam-se em temas que sempre foram veteranos da extrema direita.

Para as legítimas questões decorrentes de uma situação real de crise e do fortalecimento de tecnologias de controle social sem precedentes, muitos buscam respostas em uma miríade de “teorias” da conspiração, que em um exame mais atento apenas tiram o pó do racismo e mitos antissemitas como o de uma “nova ordem mundial” que supostamente governa o mundo. Não é por acaso que neofascistas, neonazistas e cristãos fundamentalistas mais ou menos camuflados participam de muitas dessas manifestações e, toleradas pelos demais manifestantes “apolíticos” procuram recrutar novos adeptos difundindo sua repulsiva supremacia, ideologias patriarcais, racistas e antissemitas.

Em situações de descontentamento social, os mitos da conspiração propõem causas e responsabilidades fictícias que desviam a crítica do funcionamento real e das contradições do capitalismo. Essas falsas soluções, quase sempre centradas em bodes expiatórios e fantasias contra “os poderosos” (muitas vezes judeus), na verdade apenas justificam o sistema atual baseado em relações de força bem diferentes que não são colocadas em discussão.

Além disso, uma divisão da sociedade entre bons e maus protege o Estado e permite-lhe silenciar qualquer crítica a ele, rotulando todos os oponentes de teóricos da conspiração e extremistas.

Nós nos distanciamos tanto da exploração óbvia da pandemia para fins de exacerbação do controle social e sinos de vaca, bandeiras da cruz vermelha, neofascistas e fantasias de conspiração perigosas e enganosas.

Por uma crítica radical das estruturas do capitalismo até sua destruição.

Um sistema doente não produz curas.

Coletivo PPPIO

Outubro 2021

Fonte: https://frecciaspezzata.noblogs.org/post/2021/11/02/contro-il-covid-pass-e-il-mondo-che-lo-produce/#more-9254

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/18/italia-passaporte-sanitario/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/04/italia-sobre-os-eventos-em-trieste-cronica-e-consideracoes-sobre-uma-luta-no-green-pass/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/10/22/italia-um-porto-uma-anomalia-uma-faisca/

agência de notícias anarquistas-ana

O morro escurece
E das folhas do bordo
O escarlate rouba…

Buson