[Holanda] Utrecht: Ocupação em Croeselaan revelada durante manifestação contra a falta de moradia

Na sexta-feira, 19 de novembro, uma casa vazia em Croeselaan foi ocupada. Os ocupantes anunciaram isso durante o Protesto de Utrecht no domingo, 21 de novembro. A ocupação da casa é parte do protesto nacional contra a atual crise habitacional. Os ocupantes exigem ação imediata e não querem esperar pelas promessas vazias dos partidos políticos e corporações habitacionais.

Durante a manifestação, os ocupantes convidaram os manifestantes no Jaarbeursplein a virem tomar café e chá na nova ocupação. A propriedade em Croeselaan estava vaga há muito tempo, enquanto os blocos de habitação social ao seu lado estão programados para serem demolidos.

Os ocupantes acham horrível que os partidos políticos locais defendam a demolição de moradias sociais, enquanto, mais abaixo na rua, as propriedades estão desnecessariamente vazias. Ao mesmo tempo, há uma crise habitacional sem precedentes, o que significa que as pessoas que precisam de uma casa estão em listas de espera, perdem suas casas porque os investidores as licitam mais do que eles e, se eles conseguem uma casa, têm que trabalhar duro para pagar o aluguel.

De acordo com um ocupante, a ocupação ainda é uma opção legítima no combate à atual crise habitacional em 2021: “Embora a ocupação tenha sido criminalizada desde sua proibição em 2010, a ocupação ainda é possível. É uma forma legítima de ação direta que trata da vacância da moradia e converte diretamente esta vacância em moradia”. Além da moradia, os ocupantes também querem usar o espaço para hospedar eventos sociais, culturais e políticos.

Embora haja planos para o edifício vago, a propriedade está longe de ser habitável. “Isto mostra como os investidores imobiliários consideram o lucro mais importante do que a criação de moradias suficientes e decentes. O poder dos investidores e especuladores deve ser quebrado. As casas são para as pessoas, não para o lucro”, disse um dos ocupantes.

Fonte: https://en.squat.net/2021/11/21/utrecht-squat-on-croeselaan-revealed-during-the-woonprotest-demo/

Tradução > solan4s

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/23/holanda-ringdijk-8-reocupada/

agência de notícias anarquistas-ana

Espere um pouquinho
Em respeito às flores
Antes de tocar o sino.

Matsue Shigeyori