[Espanha] O caso da seção sindical em Hispánica de Limpiezas, S.A.

Por Alberto J. Ruiz López

No final do ano fui contatado por uma pessoa que se apresentou como Juan, um faxineiro de uma empresa em Torremolinos que queria lutar por melhorias em sua empresa.

Juan e Eva vieram a uma reunião no sindicato para explicar nosso modelo na empresa: a seção sindical.

Eles nos disseram que pertenciam ao pessoal das instalações esportivas do Patronato de Deportes de Torremolinos, um serviço terceirizado administrado pela empresa Hispánica de Limpiezas. A prefeitura, uma coalizão PSOE-Podemos, concedeu o conselho esportivo a um vereador do último partido. E das promessas de proteção dos serviços públicos e das críticas à privatização, eles prosseguiram: “o serviço de mecenato não pode ser municipalizado porque é muito complicado”. Foi lá que Hispánica ficou, o serviço terceirizado e com condições precárias que parecem não afetar o conselheiro.

E estas condições são as de qualquer serviço deste tipo: salários piores, máquinas que são mantidas em uma base de gambiarras e que falham de vez em quando, falta de EPI, produtos de limpeza de má qualidade, desinfetante ruim, instalações sujas, e sempre te enviam de um lado a outro por duas horas para que limpe aqui e acolá, tentando fazer malabarismos com um pessoal deficiente para fazer avançar o serviço.

No final da reunião, cerca de 7 ou 8 funcionários interessados decidiram realizar outra reunião para informar sobre nosso modelo sindical. Isto levou ao surgimento de 5 pessoas dispostas a montar a nova seção.

Muita coisa aconteceu durante estes meses. Mas não podemos esperar que as pessoas de repente abracem a causa e se tornem lutadores ferozes por seus direitos e confiem num sindicato que conhecem há três dias e num modelo sindical que não entendem muito bem. O primeiro sinal de que o manual teórico às vezes não funciona se não houver ninguém para levá-lo adiante foi quando a recém-nomeada Secretária de Saúde e Segurança da Seção Sindical desistiu porque não ousou assinar um documento para entregá-lo à empresa. Pouco tempo depois, esta trabalhadora foi enviada à ERTE duas vezes e chamada de volta ao trabalho duas vezes no decorrer de dois dias. No final, ela não ousou denunciar a empresa por “modificação substancial das condições de trabalho” e deixou a seção porque a situação era demais para ela.

Outro fator que tem dificultado o trabalho e a extensão da seção foi o processo de eleições sindicais que ocorreu na empresa em paralelo à criação da seção, resultando na eleição de um trabalhador como delegado de pessoal que se alinhou com a prefeitura e a empresa e que juntos trabalharam para isolar a seção. Eles começaram a beneficiar e melhorar os turnos e as condições de alguns dos funcionários de modo que aqueles que não faziam parte da seção acabaram apoiando o delegado, a quem eles perceberam como uma opção mais fácil e mais viável de combater.

Ao longo deste processo houve momentos em que me encontrei ou me senti sozinho diante do perigo e outros em que me senti apoiado por companheiros do sindicato, por companheiros da seção regional como Antonio Moragues, e pelos cursos de treinamento, especialmente os da CNT Madrid. Em muitas ocasiões eu gostaria de ter tido o Grande Livro das seções sindicais e responder a todas as minhas dúvidas.

Nestes meses, foram realizadas as seguintes ações: envio à empresa e à prefeitura de inúmeros documentos denunciando as condições e pedindo reuniões; reclamações à inspeção; colagem de cartazes, comícios na empresa e na prefeitura, e conseguimos impedir que o delegado tivesse seu turno de sábado alterado e finalmente negociar uma pequena redução na jornada de trabalho e distribuí-lo de segunda a sexta-feira. Colocamos muitos cartazes no quadro de avisos, denunciamos o descumprimento da empresa e a negligência do conselho, nos reunimos com uma conselheira não-inscrita e ainda estamos lutando. Atualmente a seção é composta por duas pessoas, as que sempre avançaram, com as quais continuaremos a trabalhar lado a lado, não importa o que aconteça.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/el-caso-de-la-seccion-sindical-en-hispanica-de-limpiezas-s-a/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Olhei para cima
Vi a boca de palhaça
da lua crescente

Ada Gasparini