[EUA] Lançamento: “Da Urbanização às Cidades – A Política do Municipalismo Democrático”

Murray Bookchin (Autor)

“Esta edição, cuidadosamente reformulada, apresenta a uma nova geração de leitores o estudo historicamente baseado de Murray Bookchin para recuperar as cidades como a linha de frente da democracia participativa e da renovação ecológica. Esse caso nunca foi tão fortemente argumentado ou tão pertinente para os desafios de nosso tempo”. — David Wengrow, co-autor com David Graeber, do livro The Dawn of Everything (O Amanhecer de Tudo)

“Bookchin nos dá uma história útil e um apelo à ação.” —New York Times

“O mais importante filósofo verde da nossa época.” —Independent (Reino Unido)

Da Urbanização às Cidades é uma abrangente história das cidades, não como um destino para a troca capitalista e gratificação individual, mas como um locus para políticas diretamente democráticas. Assim como os ecossistemas dependem da participação e do mutualismo, as cidades – e seus cidadãos – devem redescobrir essas qualidades, estabelecendo relações sociais harmoniosas e éticas. O municipalismo democrático é uma filosofia emancipatória de autodeterminação, em que a política se torna um ato cotidiano no qual as pessoas comuns e as comunidades locais assumem o poder de decisão em suas próprias mãos. Da Comuna de Paris à revolução liderada pelos curdos no nordeste da Síria, o municipalismo democrático é uma ferramenta para arrancar o poder do Estado-nação, permitindo que a urbanização capitalista dê lugar a sociedades em escalas humanas, ecológicas e igualitárias. Inclui uma nova introdução de Sixtine van Outryve d’Ydewalle.

Murray Bookchin (1921–2006) foi uma voz ativa nos movimentos ecologistas, anarquistas e comunalistas por mais de cinquenta anos. Seu ensaio inovador, “Ecology and Revolutionary Thought (Ecologia e Pensamento Revolucionário)” de 1964, foi um dos primeiros a afirmar que o ethos “crescer ou morrer” do capitalismo estava em uma rota de colisão perigosa com o mundo natural, o que incluiria a devastação do planeta pelo aquecimento global. Bookchin é o autor de The Ecology of Freedom (A Ecologia da Liberdade), entre duas dúzias de outros livros.

Sixtine van Outryve d’Ydewalle é uma pesquisadora, PhD em teoria política e jurídica na Universidade UC Louvain, na Bélgica. Sua pesquisa se concentra na teoria e na prática da democracia direta a partir de uma perspectiva comunal, especificamente nos movimentos sociais que lutam pelo autogoverno local na França e na América do Norte.

From Urbanization to Cities | The Politics of Democratic Municipalism

Murray Bookchin

Editora: AK Press

Formato: Book

Capa: pb

Páginas: 352

ISBN-13: 9781849354387

$14.25

akpress.org

Tradução > A Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

pequenos dedos
das gotas de chuva
massageiam a terra

Carlos Seabra