Novidade editorial: “Anarquismo actual en Chile | La experiencia personal y social de individuos anarquistas”, de Carlos Andrés Reyes Velásquez

O que é o anarquismo hoje no Chile? Como é que aqueles que se definem como anarquistas vivenciam isso em nosso país? Qual foi o impacto disso no “estallido social”? Este livro explora e aprofunda uma ampla gama de experiências de indivíduos e grupos que se identificam com a ideia do anarquismo, que no seu dia a dia desenvolvem uma vastidão não uniforme de práticas antiautoritárias e não dogmáticas. No campo das Ciências Sociais desenvolvido no Chile, podemos encontrar uma vasta investigação crítica que se concentra na análise e descrição de vários movimentos sociais. Mas não há textos que se refiram expressa e detalhadamente à invisível (pelas narrativas de dominação) subjetividade anarquista. Este trabalho de pesquisa está organizado em torno dos seguintes objetivos específicos: primeiro, descrever as noções emergentes que os participantes do estudo têm sobre o anarquismo e o ser anarquista; a seguir, descreva as relações que esses atores têm com as noções de poder e cultura dominante; e, por fim, interpretar as práticas de conhecimento com as quais constroem como individualidades anarquistas seu cotidiano. O anarquismo é aqui descrito como uma prática do presente, inserida na vida social, mas não como uma razão instrumental, mas como uma tentativa de autoconstrução integral fora das instituições do mercado, do Estado e dos dispositivos de poder em todas as suas facetas.

>> Carlos Reyes Velásquez é Doutor em Ciência Política pela Universidade Pablo de Olavide. Poeta, pintor e músico amador, formou-se jornalista pela Universidade de La Frontera onde atualmente atua como professor e pesquisador no Departamento de Línguas, Literatura e Comunicação; o Centro de Pesquisas em Comunicação, Discurso e Poder; e o Centro de Estudos sobre Epistemologias de Fronteira e Economia Psicopolítica da Cultura. Publicou diversos artigos científicos em revistas ibero-americanas vinculadas ao campo das Ciências Sociais.

Anarquismo actual en Chile

La experiencia personal y social de individuos anarquistas

Carlos Andrés Reyes Velásquez

Ceibo Ediciones, coleção de ensaios. Chile 2020

365 pp. 23×15 cm rústico

ISBN 9789563590968

CLP $ 14.000

prolibro.cl

Tradução > GTR@Leibowitz__

agência de notícias anarquistas-ana

A orquídea –
a cada instante
o silêncio é outro.

Constantin Abaluta