[Canadá] Wet’suwet’en Despejam a Coastal Gaslink do Campo de Perfuração; Coyote Camp é Restabelecido

Reportagem da reocupação do campo de perfuração e da área conhecida como Coyote Camp e do despejo dos trabalhadores da Coastal Gaslink no território Wet’suwet’en.

Os defensores da terra Gidimt’en e apoiadores mais uma vez despejaram os trabalhadores da Coastal Gaslink de um campo de perfuração essencial ao gasoduto, protegendo as nascentes Wet’suwet’en e reocupando a área conhecida como “Coyote Camp.”

No domingo (19/12), em cumprimento à lei Wet’suwet’en, defensores da terra impuseram o Wet’suwet’en Hereditary Chiefs’ 2020 Eviction Notice [Aviso de Despejo de 2020 dos Chefes Hereditários Wet’suwet’en] à Coastal Gaslink, removendo os trabalhadores do gasoduto e restabelecendo o bloqueio que tinha acabado em 19 de novembro, após dois dias de ataques policiais militarizados.

O despejo ocorreu exatamente um mês após a RCMP prender 30 pessoas nas Wet’suwet’en yintah, sendo a terceira operação militarizada em larga escala em território desproprietário Wet’suwet’en desde 2019. Aproximadamente 100 policiais da RCMP, equipados com armas de ataque, fuzis de precisão e cachorros foram mobilizados, enquanto inundações se davam por toda a província, para facilitar a construção do gasoduto da Coastal GasLink e o roubo da terra soberana dos Wet’suwet’en.

Os Wet’suwet’en nunca se venderam, renderam-se, ou de forma alguma abriram mão do título das terras Wet’suwet’en.

A ação de hoje segue o 24º aniversário da decisão judicial Delgamuukw-Gisday’wa de 1997, que provou que os títulos aborígenes nunca foram extintos pelos 58,000km² das terras Wet’suwet’en e Gitxsan. A Suprema Corte do Canadá reconheceu os Wet’suwet’en Hereditary Chiefs como representantes dos títulos coletivos dos Wet’suwet’en, e a Anuc ‘nu’at’en (lei Wet’suwet’en) como a base da sociedade Wet’suwet’en.

Em violação da decisão judicial Delgamuukw-Gisday’wa, da Declaração da ONU sobre os Direitos de Povos Indígenas e da Anuc ‘nu’at’en, o gasoduto da Coastal GasLink procedeu sem o Livre, Anterior e Esclarecido Consentimento dos Wet’suwet’en Hereditary Chiefs.

No início de 2020, os Hereditary Chiefs, representando todos os cinco clãs da nação Wet’suwet’en, lançaram uma nota de despejo à Coastal Gaslink, levando a uma série de bloqueios por todo o território Wet’suwet’en e resultando em uma série de ações em solidariedade por todo o país. Hoje, essa nota de despejo é mais uma vez reforçada.

“A Coastal GasLink não tem e nunca terá o consentimento do sistema de governo hereditário Wet’suwet’en e deve esperar que a lei Wet’suwet’en prevaleça em nossas terras. Nenhuma quantidade de violência estatal contra nós nos fará esquecer da nossa responsabilidade de proteger a água para as futuras gerações,” diz Sleydo’, porta-voz do Gidimt’en Checkpoint.

Fonte: https://itsgoingdown.org/wetsuweten-evict-coastal-gaslink-from-drill-site-re-establish-coyote-camp/

Tradução > Sky

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/01/canada-vancouver-bc-banner-chama-atencao-para-rcmp-em-territorio-wetsueweten/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/01/canada-apoiadores-dos-wetsuweten-fecham-terminal-shell-em-hamilton/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/01/canada-centenas-vao-as-ruas-em-montreal-em-solidariedade-aos-wetsuweten/

agência de notícias anarquistas-ana

Relvas de verão
sob as quais os guerreiros
sonham.

Matsuo Bashô