[Grécia] Convite para participar na defesa da comunidade ocupa de Prosfygika em Atenas

Olá camaradas,

Dirigimos este apelo a coletivos e indivíduos de todo o mundo para se juntarem à defesa combativa de PROSFYGIKA contra a repressão iminente. A tentativa de evacuação de nosso bairro deve se transformar em um evento central de resistência e uma vitória contra o poder político e a gentrificação de nossos bairros na metrópole.

O QUE CONVIDAMOS VOCÊ A DEFENDER:

O complexo de edifícios de Prosfygika foi construído em 1933 para os refugiados vindos da Ásia Menor.

Nas condições da época, surgiu um bairro vibrante de classe trabalhadora com características comunais. Hoje, é um dos maiores complexos de edifícios do centro de Atenas, que ainda não foi valorizado e explorado por grandes investidores ou pelo Estado. É um local de importância estratégica, uma vez que está localizado entre os dois “pilares” de autoridade – o Supremo Tribunal de um lado e o Quartel da Polícia do outro.

Nesse quadro socioespacial, alguns militantes, que já viviam no bairro como posseiros resolveram se organizar. Em 2010 eles iniciaram a Comunidade Ocupa Prosfygika, tendo como órgão político central de decisão a Assembleia de Ocupa Prosfygika (SY.KA.PRO.). Um órgão comunitário para a vida cotidiana e a luta política.

10 anos depois, o resultado desta iniciativa é que o projeto é um bairro politicamente unificado, com inúmeros apartamentos ocupados, estruturas comunitárias autônomas como Casa das Crianças, Café da Mulher, Padaria, roupas, alimentação e estruturas de saúde cobrindo as necessidades de dezenas de pessoas, famílias, migrantes, refugiados econômicos e políticos, muitos dos quais sem papéis, idosos, doentes ou muito pobres. A comunidade tem ao mesmo tempo uma participação constante nas lutas locais e internacionais e uma grande perspectiva revolucionária.

A comunidade está se organizando com base na auto-organização, autonomia, ação direta, propriedade comum, igualdade social e política, libertação das feminilidades. Sobre esses valores e métodos, diferentes nacionalidades e religiões, diferentes organizações políticas e entendimentos políticos estão coexistindo e trabalhando juntos para resistir e superar o capitalismo, o Estado e o patriarcado, aplicando o modelo do Confederalismo, que é o modelo para qualquer possível sociedade sem Estado.

Como SY.KA.PRO, estamos participando das lutas locais dos anarquistas e do movimento radical mais amplo dentro do território grego. Nos últimos anos, participamos de várias lutas pelos presos, como a greve de fome de Dimitris Koufontinas onde junto com dezenas de outros camaradas, nossos membros foram presos durante intervenções em massa. Apoiamos o movimento estudantil radical que busca constantemente reivindicar espaços de lutas dentro das universidades, tendo como eixo a participação na ocupação da Universidade Politécnica – símbolo de resistência à ditadura. Temos estado envolvidos em muitas lutas anti-repressão pela solidariedade a outras ocupas e camaradas, e defendemos ativamente o bairro de Exarchia da repressão e da gentrificação. Além disso, com uma perspectiva internacionalista, nosso povo viajou para apoiar a revolução social do Movimento pela Liberdade Curda conhecido como “Rojava” onde um de nossos membros, Haukur Hilmarsson “Spark” se tornou um mártir. Ao mesmo tempo, nossa perspectiva internacionalista e solidariedade implicam em hospedar organizações revolucionárias turcas e curdas e seus refugiados políticos nas estruturas da comunidade. Além disso, camaradas de todo o mundo estão visitando ou se organizando em nossa comunidade. Claro que essas relações incluem solidariedade a projetos no exterior, com o exemplo mais proeminente o de Rigaer94 em Berlim.

A defesa do bairro já se manifesta através da própria existência da comunidade, sua organização, ações, acontecimentos e nossos pequenos confrontos com os policiais sempre que eles se movem ameaçadoramente em nosso terreno. E essa defesa provou sua eficácia, durante os grandes confrontos contra a polícia e a invasão fascista em 31/10/2016.

No momento, em caso de invasão/despejo, estamos dispostos a defender fortemente nosso bairro. E há muitas maneiras de contribuir para essa resistência. Ao mesmo tempo, toda expressão de solidariedade e ação de contra-informação o fortalecerá.

FORMAS DE PARTICIPAR NA DEFESA DE PROSFYGIKA:

ENTRANDO NO BAIRRO

Na nossa comunidade temos espaços dedicados a acolher, por um período de tempo, estrangeiros que queiram conhecer o nosso projeto, encontrar as suas pessoas, envolver-se nas estruturas comuns, no programa da vida quotidiana e assumir a responsabilidade por uma resistência ativa na vizinhança. Em termos práticos, isso significa envolver-se nos processos anti-repressão em curso, fazer parte do confronto, se ocorrer durante o tempo de permanência, e participar do procedimento de solidariedade que surgirá após a repressão. Um apoio extra ao plano de defesa pode ser dado através de conhecimentos técnicos e trabalhos de barricadas, material de combate, sistema de alarme.

DECLARAÇÕES E AÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Consideramos a importância de cada faixa, slogan e anúncio como uma contribuição para a defesa política da Prosfygika. Numa lógica de infligir o maior custo possível ao aparelho de Estado e à riqueza capitalista em termos de destruição, violência e exposição social, são também acolhidas ações agressivas e de solidariedade ativista.

AS RAZÕES COMUNS PARA DEFENDER PROSFYGIKA:

Para o nosso projeto, defender o bairro de Prosfygika significa manter seu atual terreno de existência e para seus habitantes manter suas estruturas habitacionais. Continuar mais de 10 anos de trabalho, organização e luta no próprio centro de Atenas, que vive um processo brutal de gentrificação.

No entanto, não percebemos este terreno como separado do movimento local e internacional pela autonomia e libertação da opressão do Estado e do Capital. Portanto, acreditamos que uma resistência combativa e na melhor das hipóteses vitoriosa, é uma contribuição a todos os projetos que se inserem nessa lógica, e se relacionam política e historicamente. De fato, desde a batalha da Comunidade Ocupa de Koukaki até as operações de reocupação bem-sucedidas e conflitos de grande escala como em Rigaer Straße, os exemplos de coletivos e comunidades de luta escolhendo o caminho da resistência combativa estão aumentando. Vimos que tais ações desestabilizam os poderes avassaladores do Estado, criando confusão e forçando-o a recuar. Porque o que estamos construindo tem um valor político e social, vale a pena lutar. Porque sabemos que nada nos será concedido, temos que ganhá-lo com determinação e meios radicais.

Como Assembleia de Prosfygika Ocupada, agradecemos qualquer participação, sugestão ou plano e nosso terreno está aberto.

Esperamos por lutas vitoriosas comuns.

Fonte: https://sykaprosquat.noblogs.org/post/2021/12/19/call-for-participation-in-the-defense-of-the-squatted-community-of-prosfygika-on-alexandras-avenue-in-athens/

Tradução > GTR@Leibowitz__

agência de notícias anarquistas-ana

folia na sala
no vaso com flores
três borboletas

Alonso Alvarez