[Espanha] A garota que lia os romances de Dickens para as trabalhadoras libertárias do setor de cigarros de A Coruña

Manuel Rivas reivindica as trabalhadoras das fábricas de cigarros e fósforos da Corunha, a vanguarda feminina da luta dos trabalhadores e do apoio mútuo, no livro ilustrado ‘A nena lectora’ (Xerais).

Por Henrique Mariño | 10/12/2021

Havia uma Coruña libertária que hoje parece não só pertencer a um outro tempo, mas também a um tempo perdido. Uma cidade de ateneus, bibliotecas e escolas de livre-pensamento onde floresceu um movimento de solidariedade, fertilizado pelas trabalhadoras da Fábrica de Tabaco, protagonistas da greve de ludita de 1957, derrubada pelas tropas de infantaria e cavalaria.

As mulheres da fábrica de fósforos Viuda de Zaragüeta também eram corajosas, fartas de um patrão intimidador e incompetente, das deploráveis condições de trabalho, do ambiente insalubre e da má qualidade dos materiais, o que causava queimaduras nos dedos e resultava em um produto mal feito. Como trabalhavam à base de uma taxa por peça, a falta de suprimentos não só as impedia de fazer seu trabalho, mas também de serem pagas.

Entretanto, as trabalhadoras não hesitaram em entrar em greve em várias ocasiões graças à solidariedade de outras trabalhadoras, como as da Fábrica de Tabaco, que montaram caixas de resistência, um dos muitos exemplos de apoio mútuo. As mulheres estavam na vanguarda da luta, representando uma porcentagem significativa da classe trabalhadora em uma cidade com uma população de 50.000 habitantes no início do século 20.

O escritor Manuel Rivas lançou seu último livro, A nena lectora (Xerais), uma história ilustrada por Susana Suniaga, nesta Finisterra banhada pelas marés do libertário. A ação acontece após a Semana Trágica de Barcelona, que começou em 1909, quando o governo de Antonio Maura decretou o envio de reservistas ao Marrocos, entre eles muitos trabalhadores e pais de família.

Nonó é filha de Leonor, uma trabalhadora do setor de fósforos, e Helenio, um trapeiro, que não hesita em matricular a menina na escola La Antorcha Galaica del Librepensamiento (A Tocha Galega do Pensamento Livre). Ela tomará o lugar de seu irmão Liberto, que foi obrigado a se exilar no Chile para evitar represálias depois de se manifestar contra a guerra em Melilla. Como não permitem meninas, Nonó cortou seu cabelo curto e vestiu um boné e calças, só para que ela pudesse aprender a ler.

A desgraça então paira sobre a família e Aurora, uma fabricante de charutos e amiga de sua mãe, sugere que a criança deveria se tornar um membro da Fábrica de Tabaco. No entanto, ela não enrolava charutos, mas lia romances para as funcionárias enquanto elas trabalhavam. Nonó já havia começado em La Antorcha com Os Miseráveis de Victor Hugo, mas um revés a levou a escolher Oliver Twist de Charles Dickens, o que reflete as dificuldades dos desprivilegiados na Inglaterra vitoriana.

A trama de A nena lectora mostra os esforços da classe trabalhadora para imbuir-se da cultura, mesmo que fossem analfabetos. No início do século 20 na Corunha, surgiram iniciativas populares para educar aqueles que não tinham tido a oportunidade de se tornar iluminados, e assim as trabalhadoras de La Fábrica puderam ouvir as histórias que Galdós, Balzac, Zola e, é claro, Dickens tinham escrito.

“Começou em 1808 e desde o início as trabalhadoras foram as protagonistas das manifestações contra o horário de trabalho escravo – 16 e até 18 horas, de modo que muitos deles caíram de sono e de fadiga – e contra seus patrões abusivos”, explica Rivas, que considera que as fabricantes de cigarros não foram apenas “vanguarda operária” na Galiza, mas também um ponto de referência internacional durante o século XIX e início do século XX”.

“Elas foram pioneiras na luta das mulheres em toda a Europa pelos direitos trabalhistas com greves históricas em 1831 e 1857, que ecoaram em todo o mundo”, acrescenta o escritor de A Coruña. “Há uma história que reflete isso bem: antes de sua morte, Kropotkin, o famoso anarquista, autor de A Conquista do Pão, mostrou orgulhosamente a seus camaradas sua propriedade mais querida: um relógio de corrente, um presente das mulheres operárias de A Coruña”.

Nonó também serpenteia um relógio para alimentar a esperança diante da adversidade, uma das muitas piscadelas da história, começando com seu próprio nome, que se refere ao protagonista do clássico da educação libertária, As Aventuras de Nonó, de Juan Grave. Um livro que foi lido na Escola Moderna fundada em Barcelona pelo pedagogo e livre-pensador Francisco Ferrer i Guardia, que foi fuzilado depois de ser acusado de instigar a Semana Trágica.

Progresso e esclarecimento também estão presentes nos nomes de Idea e Sol, as irmãs mais novas de Nonó, assim como Aurora, a leitora da Fábrica de Tabaco que é a protagonista do romance de Emilia Pardo Bazán, La Tribuna. A menina que leu os romances de Dickens, na realidade, são todas aquelas mulheres que encantaram os ouvidos dos fabricantes de cigarros: “Nonó encarna aquela luta em que o pão e os livros eram feitos das mesmas coisas que os sonhos”, diz Rivas.

“O mais importante foi a forma como entrelaçaram emancipação social, emancipação feminista e emancipação cultural”, diz o autor de A nena lectora, que recorda como cerca de 4.000 trabalhadoras – “popularmente conhecidas como as federais por sua defesa da República Federal” – celebraram a Revolução Gloriosa, que destronou Isabel II e introduziu o Sexenio Democrático.

Elas não estavam sozinhas, Rivas deixa claro. Ao seu lado, estavam as cerilleras (do setor de fósforos), os rederas, as mandaderas (do setor têxtil) e as pescantinas (trabalhadoras do setor marítimo) do porto, salvo-conduto anarquista para a liberdade, lutaram ao seu lado. “O Despertar Marítimo se tornaria eventualmente a principal rede de resistência contra o fascismo, organizando 700 fugas de barcos para a costa republicana, para a França e até mesmo para a Inglaterra”, explica o codiretor da revista Luzes em referência ao sindicato dos pescadores da CNT.

A nena lectora inclui um epílogo delineando o contexto libertário no qual as cigarreras viveram, trabalharam e lutaram, assim como os ecos da revolta popular em Barcelona e os tambores de guerra no Marrocos, aproveitada pelos militares africanistas para “tomar o poder na Espanha”. Um século depois, sem o fole do espírito anarquista, Rivas recompensa-os com um livro para serem lidos em voz alta por suas bisnetas.

“Elas devem ser lembradas, porque a memória é a melhor homenagem”, conclui o autor de A nena lectora, o segundo título da coleção Pequena Memória, com o qual Xerais pretende dar voz aos silenciados pela história. “Mas também porque esta memória é um resgate de esperança para as vozes baixas e recupera o ideal de um novo tempo, aquele que o relógio que Kropotkin recebeu como presente quis medir”.

Fonte: https://www.publico.es/culturas/nina-leia-novelas-dickens-cigarreras-libertarias-coruna.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

manhã de vento
na caixa do correio
apenas uma folha seca

João Angelo Salvadori