[Bielorrússia] Quatro Anarquistas Bielorrussos Recebem Penas Prolongadas em Meio a Repressão da Dissidência

Um tribunal em Minsk sentenciou quatro ativistas anarquistas a penas prolongadas em meio a ações punitivas contínuas àqueles que desafiam os resultados oficiais das eleições presidenciais do ano passado, na qual Alyaksandr Lukashenka foi vitorioso.

O juiz do tribunal regional de Minsk Valer Tuleyka, no dia 22 de dezembro, sentenciou Ihar Alinevich e Syarhey Ramanau a 20 anos de prisão, enquanto Dzmitry Razanovich foi condenado a 19 anos e Dzmitry Dubouski a 18 anos.

O tribunal declarou os acusados culpados de terrorismo e de posse e uso ilegal de armas e explosivos. Dubouski e Alinevich foram também condenados pelo transporte ilegal de armas de fogo e de explosivos pela fronteira.

Os quatro homens foram condenados no final de outubro de 2020, depois de serem detidos enquanto tentavam atravessar a fronteira da Bielorrússia com a Ucrânia. Todos eles rejeitam as acusações como politicamente motivadas.

O julgamento, que ocorreu entre portas fechadas, teve início na metade de novembro.

Investigadores declararam que os anarquistas incendiaram múltiplos carros de polícia durante os protestos, bem como um edifício da polícia rodoviária e a sede do Comitê Estatal Forense na região sudeste de Homel.

Ativistas de direitos humanos e políticos de oposição dizem que a votação foi manipulada para estender o governo de 26 anos de Lukashenka. Milhares foram detidos durante protestos por todo o país e houveram notícias críveis de tortura e maus-tratos por forças de segurança. Várias pessoas morreram durante a repressão.

Muitos dos líderes da oposição da Bielorrússia foram presos ou forçados a deixar o país, enquanto Lukashenka se recusou a negociar com a oposição.

Os Estados Unidos, a União Europeia e vários outros países se recusaram a reconhecer Lukashenka como o vencedor da votação e impuseram várias sanções a seu regime, citando fraude eleitoral e repressão policial.

Fonte: https://www.rferl.org/a/belarus-anarchists-sentenced-arms/31621075.html

Tradução > Sky

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/24/bielorrussia-18-a-20-anos-de-prisao-para-anarco-partisans-bielorrussos/

agência de notícias anarquistas-ana

do orvalho
nunca esqueça
o branco gosto solitário

Matsuo Bashô