A pré-venda de Arte e Revolta começou

Arte e revolta, cujo título em francês é L’art et la révolte, é um opúsculo de 32 páginas e formato 14 × 21 (fechado) com capa em tipografia.

O texto original é a transcrição de uma conferência realizada em 30 de maio de 1896 na Bibliothèque de L’Art Social, no momento de fundação do Grupo L’Art Social (Arte Social). Este era composto por militantes, escritores e artistas que concebiam a arte como elemento de ação direta. O grupo elaborou manifestos e a revista homônima.

Escrito por Fernand Pelloutier, Arte e revolta anuncia o papel da arte e dos artistas na sociedade. No texto, Pelloutier contrapõe a arte social não apenas à arte burguesa, mas também à arte que denomina como “diletante”, ou seja, uma forma de arte sem compromisso político e vinculada apenas ao prazer de fazer arte. Portanto, não se trata apenas de negar o formalismo da arte burguesa e de suas vanguardas, ligadas, naquele momento, ao culto do belo e ao gosto, mas de vincular ética, estética e politicamente a forma e o conteúdo em uma “Arte Social”.

Sobre o autor

Fernand Pelloutier (1867 – 1901) foi um sindicalista, anarquista e jornalista. Pelloutier, assim como Proudhon, dava importância fundamental para a ação direta, bem como para a autonomia, como um processo de emancipação das pessoas trabalhadoras.

O sindicato, para Pelloutier, não é apenas um instrumento de resistência ou uma forma de obter militantes para o processo revolucionário; é um instrumento de transformação, pois almeja construir, ainda no capitalismo, grupos de produtores livres, tendo como horizonte uma sociedade anarquista em que as pessoas têm autonomia e responsabilidade social.

A emancipação é um elemento central do pensamento de Pelloutier e deve ser alcançada pelas próprias mãos das pessoas trabalhadoras. Para ele, não apenas a greve geral era um instrumento para isso, mas também a educação e a arte, vista como arte social. Ao longo de sua vida, contribuiu com jornais e revistas, entre elas a revista mensal L’Art Social.

>> Peça o livro com 30% de desconto aqui:

https://tendadelivros.org/loja/produto/zine-arte-e-revolta/?mc_cid=3936661654&mc_eid=8caea939b8

agência de notícias anarquistas-ana

lua nublada
no alto da montanha
a solitária árvore

Alonso Alvarez