[Espanha] Solidariedade com xs companheirxs reprimidxs acusadxs de queimar um caixa eletrônico da Bankia

Atualização sobre a situação atual dxs companheirxs

Em 29 de outubro de 2018, dois companheirxs anarquistas de Madri foram presxs acusadxs de sabotagem com incêndio em um caixa eletrônico da Bankia em 13 de abril de 2018. Elxs receberam recentemente a notícia de que seu julgamento foi marcado para 7 de abril de 2022.

O Ministério Público juntamente com a Bankia e a Mapfre (a seguradora do banco) estão pedindo 3 anos pelo crime de Dano e 17.000 euros de Responsabilidade Civil. Na declaração policial, o ato está relacionado a um comunicado carregado em sites de contrainformação nos quais a ação foi reivindicada em solidariedade com Lisa, condenada a 7 anos (agora em terceiro grau) por um assalto a um banco em Aachen (Alemanha). Dizem também que xs companheirxs são anarquistas reconhecidxs, mencionando identificações em comícios, cartazes colados ou prisões em despejos. Todo este castelo no ar é usado para justificar o agravante ideológico, já que xs companheirxs, sendo anarquistas, odeiam os bancos e a Bankia neste caso, seria vítima deste “ódio ideológico”.

Este é mais um ataque do Estado ao movimento anarquista como um todo, tentando punir a solidariedade e ensinar lições à sociedade como um todo. Não só a ação anarquista, mas também o pensamento deve ser perseguido, o que vemos na tentativa de introduzir o “fator agravante ideológico”. Dentro desta ofensiva incluem também a Operação Arca, na qual duas companheirxs são acusadas de diferentes sabotagens em Madri.

Fiquemos atentxs para as próximas convocatórias.

SOLIDARIEDADE COM XS ANARQUISTAS REPRIMIDXS!

FOGO AOS BANCOS E LONGA VIDA À ANARQUIA!

>> Para mais informações sobre o caso da Lisa:

https://solidaritatrebel.noblogs.org/

>> Para mais informações sobre a Operação Arca:

https://quemandoarcas.noblogs.org/

>> Contato com xs detentxs do caso Bankia: solidaridaddetenidxs29octubreARROBA

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/19/espanha-queima-teu-banco-recupera-tua-vida/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/04/27/espanha-a-companheira-lisa-obteve-a-liberdade-condicional/

agência de notícias anarquistas-ana

longe noite escura
uma viola
amor murmura

Eugénia Tabosa