
Vamos fortalecer a luta antimilitarista!
Nos últimos meses, o engajamento militar da Itália no exterior aumentou ainda mais com novas missões, principalmente na África e no cenário ucraniano.
Ao mesmo tempo, a militarização interna composta por soldados nas ruas e controles de fronteira não dá sinais de diminuir enquanto o complexo industrial-militar continua aumentando seus lucros.
Por isso, acreditamos ser central nos próximos meses apoiar e ampliar as lutas antimilitaristas nos diversos territórios: desde as mobilizações no Piemonte contra a indústria aeroespacial de guerra e a candidatura de Turim a sediar o DIANA (Acelerador de Inovação em Defesa para o Atlântico Norte) da OTAN às lutas na Sardenha contra bases militares e campos de tiro, desde os da Sicília contra Muos (Sistema de objetivo do usuário móvel) até os de Friuli contra os novos quartéis “verdes” do exército e a poluição produzida pelos exercícios.
Também é importante o contraste com a crescente penetração da propaganda do Exército nas escolas e universidades, inclusive a estipulação de acordos para a realização de PCTOs (caminhos para competências transversais e orientação) na Sicília nos quartéis.
Apoiamos fortemente as próximas iniciativas promovidas pela Assembleia Antimilitarista em 19 de março e 2 de abril, ambos em Milão, para denunciar o papel da Eni [gigante italiana de energia] em ditar a política externa do governo italiano para captar recursos energéticos saqueando e devastando países do sul, do mundo e da África em especial. É importante lutar contra a devastação ambiental causada pelos exércitos e multinacionais que eles protegem e criar interseções entre os movimentos ecológicos de baixo e o antimilitarismo.
Hoje mais do que nunca, mesmo diante dos ventos de guerra que também varrem a Europa, é necessário desenvolver e praticar o antimilitarismo em todas as áreas da sociedade.
Federação Anarquista Italiana – FAI
Conferência de 19 a 20 de fevereiro de 2022
Tradução > GTR@Leibowitz__
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
dois amigos na janela
a lua
encontra o pinheiro
Ricardo Portugal
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!