[Itália] Contra missões militares no exterior, contra todas as guerras!

Vamos fortalecer a luta antimilitarista!

Nos últimos meses, o engajamento militar da Itália no exterior aumentou ainda mais com novas missões, principalmente na África e no cenário ucraniano.

Ao mesmo tempo, a militarização interna composta por soldados nas ruas e controles de fronteira não dá sinais de diminuir enquanto o complexo industrial-militar continua aumentando seus lucros.

Por isso, acreditamos ser central nos próximos meses apoiar e ampliar as lutas antimilitaristas nos diversos territórios: desde as mobilizações no Piemonte contra a indústria aeroespacial de guerra e a candidatura de Turim a sediar o DIANA (Acelerador de Inovação em Defesa para o Atlântico Norte) da OTAN às lutas na Sardenha contra bases militares e campos de tiro, desde os da Sicília contra Muos (Sistema de objetivo do usuário móvel) até os de Friuli contra os novos quartéis “verdes” do exército e a poluição produzida pelos exercícios.

Também é importante o contraste com a crescente penetração da propaganda do Exército nas escolas e universidades, inclusive a estipulação de acordos para a realização de PCTOs (caminhos para competências transversais e orientação) na Sicília nos quartéis.

Apoiamos fortemente as próximas iniciativas promovidas pela Assembleia Antimilitarista em 19 de março e 2 de abril, ambos em Milão, para denunciar o papel da Eni [gigante italiana de energia] em ditar a política externa do governo italiano para captar recursos energéticos saqueando e devastando países do sul, do mundo e da África em especial. É importante lutar contra a devastação ambiental causada pelos exércitos e multinacionais que eles protegem e criar interseções entre os movimentos ecológicos de baixo e o antimilitarismo.

Hoje mais do que nunca, mesmo diante dos ventos de guerra que também varrem a Europa, é necessário desenvolver e praticar o antimilitarismo em todas as áreas da sociedade.

Federação Anarquista Italiana – FAI

Conferência de 19 a 20 de fevereiro de 2022

Tradução >  GTR@Leibowitz__

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/02/22/internacional-face-a-escalada-militar-a-tensao-e-o-possivel-conflito-belico-na-ucrania/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/02/22/italia-manifestacao-nao-a-todas-as-guerras-dos-poderosos-e-opressores/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/02/21/italia-boletim-de-guerra-nao-tomamos-partido-de-nenhum-governo-sujo/

agência de notícias anarquistas-ana

dois amigos na janela
a lua
encontra o pinheiro

Ricardo Portugal