[Espanha] Segunda declaração da CNT contra a guerra na Ucrânia e o militarismo

Ante a agressão militar que se vive na Ucrânia, desde a CNT emitimos a seguinte declaração:

Faz uns dias assinalávamos que o conflito interestatal criado e sustentado no leste europeu responde unicamente aos interesses das minorias que controlam os recursos. Neste desgraçado baile belicista se misturam as ameaças da OTAN, a mobilização militar russa no interior da Ucrânia e atrás das cortinas, China, a UE e EUA, que instiga, mas não sofre as consequências em seu solo.

Já víamos como a vida se encarecia, enquanto as oligarquias internacionais disputavam sua hegemonia e agora, também, a classe trabalhadora europeia inteira, não só somos seus reféns econômicos, mas as vítimas físicas do militarismo galopante.

Os Estados, a serviço da oligarquia, disparam e nós sempre temos que perder, ganhe quem ganhe.

Que o conflito na Ucrânia tenha subido de nível produzirá mais morte e miséria, mas não só nesta terra, mas em toda Europa, porque o maior investimento em gastos militares reduzirá o financiamento das necessidades básicas, como saúde, educação, pensões, energia, transporte… Que também custarão vidas e qualidade de vida.

Não são menos fascistas uns que outros, não nos equivoquemos. Todos subjugam, coagem e exploram.

Exigimos o desaparecimento das organizações militares que criam insegurança à população e o desmantelamento de suas estruturas.

Convidamos a classe trabalhadora a organizar-se contra o militarismo e pelo desaparecimento de todas as organizações militares do mundo.

A guerra não é contra a Ucrânia, é contra a classe trabalhadora.

Ganhe quem ganhe, tu perdes.

A classe trabalhadora deve dizer: Não à guerra!

www.cnt.es

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/02/07/espanha-declaracao-da-cnt-contra-a-guerra-na-ucrania-e-o-militarismo/

agência de notícias anarquistas-ana

tocar sobre teu corpo
ao silêncio das estrelas
um acorde de guitarra

Lisa Carducci