[EUA] Lançamento: “The Anarchist Inquisition | Assassins, Activists, and Martyrs in Spain and France”, de Mark Bray

The Anarchist Inquisition (A Inquisição Anarquista) explora as campanhas inovadoras de direitos humanos transnacionais que emergiram em resposta à onda brutal de repressão desencadeada pelo Estado espanhol para anular atividades anarquistas na virada do século XX. Mark Bray guia os leitores por essa era tumultuosa — de reuniões secretas em Paris e câmaras de tortura em Barcelona a conferências internacionais antiterroristas em Roma e manifestações por direitos humanos em Buenos Aires.

Bombardeios anarquistas em teatros e cafés na década de 1890 provocaram prisões em massa, a aprovação de duras leis anti-anarquistas e execuções na França e na Espanha. Ainda assim, longe de um fenômeno marginal, essa primeira ameaça terrorista internacional teve ramificações profundas no desenvolvimento mais amplo dos direitos humanos, bem como do policiamento moderno global e da legislação internacional em extradição e migração. Uma rede transnacional de jornalistas, advogados, ativistas sindicais, anarquistas e outros dissidentes relacionaram a tortura peninsular à supressão brutal das revoltas coloniais em Cuba e nas Filipinas pela Espanha para criar um movimento emergente por direitos humanos contra o “renascimento da inquisição.” Seus esforços definitivamente obrigavam a monarquia a aceder face a um criticismo global sem precedentes.

Bray apresenta vividamente os assassinos, ativistas, torturadores e mártires cujas lutas prepararam o terreno para uma era até então não examinada de mobilização pelos direitos humanos. Ao invés de assumir que lutas por direitos humanos e “terrorismo” são forças inerentemente contraditórias, The Anarchist Inquisition analisa como esses dois fenômenos políticos modernos trabalharam em conjunto para construir campanhas dinâmicas contra as atrocidades espanholas.

The Anarchist Inquisition
Assassins, Activists, and Martyrs in Spain and France
Mark Bray
ISBN13: 9781501761928
Data de publicação: 15/03/2022
Páginas: 344
Ilustrações: 18 p&b meio-tom, 2 mapas
Dimensões: 6 x 9 x 1.06 in
Cornell University Press
$36.95
cornellpress.cornell.edu

Tradução > Sky

agência de notícias anarquistas-ana

na verde colina
bem mais que o fruto me apraz
a flor pequenina 

Antônio Gonçalves Hudson