[Espanha] Obituário: Antonio Morales Rey

Esta manhã (30/05) faleceu o companheiro Antonio Morales Rey, de Jerez de la Frontera, militante da CNT desde 1979.

Antonio era uma pessoa humilde, mas um dos imprescindíveis; rara vez faltava a algum encontro da organização e sempre estava se esforçando.

Criou-se num condomínio popular de San Juan de Dios de Jerez, em um contexto extremo de miséria e marginalidade. Trabalhou desde criança e em tudo: apertador de botões, de padeiro, de pedreiro, de encanador, de diarista… até que suas dificuldades visuais o levaram a trabalhar na ONCE. Quando jovem militou na Juventude Obreira Cristã, mas logo suas inquietudes e a de seu grupo de amigos o levou a separar-se dos curas e a militar nas fileiras do anarcossindicalismo.

Pessoa generosa e apaixonada, Antonio foi famoso por seus protestos nudistas contra os bancos, ou por suas irrupções escandalosas aos gritos em reuniões dos sindicatos apelegados.

Sempre esteve nos momentos bons e difíceis para qualquer companheiro/a que o necessitasse. De acordo com sua generosidade vital, em 2020 doou um local à FAL (Fundación Anselmo Lorenzo) na localidade jerezana, para poder aprofundar no trabalho cultural e educativo em prol da Ideia.

Desde aqui abraçamos a sua companheira, Juana, e a suas filhas, e a Antonio lhe dizemos: Que a terra te seja leve, companheiro.

cnt.es

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Na tarde sem sol
folhas secas projetando
sombras em minh’alma.

Teruko Oda