Nova edição: “Negras Tormentas: o Federalismo e o Internacionalismo na Comuna de Paris”, de Alexandre Samis

As editoras Entremares e Intermezzo Editorial tem o prazer de anunciar a segunda edição revisada e ampliada do livro Negras Tormentas: o Federalismo e o Internacionalismo na Comuna de Paris, de Alexandre Samis.

Esta segunda edição conta, além de uma série de ilustrações publicadas na revista Le Monde illustré durante os eventos da Comuna, com uma cuidadosa revisão e ampliação da análise sobre o papel das mulheres, dos artistas, das barricadas e aspectos educacionais da Comuna, além de anexos, um posfácio e uma cronologia.

O livro é uma contribuição decisiva ao esforço efetuado pelo movimento libertário para propor uma abordagem histórica livre da influência da análise marxista, que durante muito tempo exerceu uma espécie de monopólio sobre o pensamento de esquerda, sendo um contra-ataque decisivo ao complexo de inferioridade do movimento libertário, e o assunto que ele aborda é particularmente bem escolhido porquanto a A.I.T. e a Comuna de Paris são o ponto nodal, o lugar onde marxismo e anarquismo confrontaram-se e que lhes permitiu, de certa forma, definirem-se um em relação ao outro.

Alexandre Samis é um historiador anarquista que ao longo das últimas décadas tem se dedicado com rigor a pesquisa e divulgação de eventos históricos e militantes centrais no desenvolvimento do movimento operário e na luta dos oprimidos. Como bem aponta Marcelo Lopes de Souza, “Samis é um historiador libertário com um elevado grau de autoexigência: engajado sem ser panfletário, ele cultiva a precisão, a riqueza e o equilíbrio de fontes e a atenção para com os pormenores sem, no entanto, abrir mão de nos oferecer uma prosa agradável, que cativa o leitor.”

Título: Negras Tormentas: o Federalismo e o Internacionalismo na Comuna de Paris

Autor: Alexandre Samis

Editora: Entremares

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Dimensão: 16 x 23 cm

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: Junho de 2022

Número de páginas: 584

Preço: R$ 80,00

>> O livro já está disponível para venda! O link para comprar:

https://editoraentremares.minhalojanouol.com.br/negras-tormentas/p?fbclid=IwAR1R4Wt2Zed4iS9RZ6RGXXFoAyShr3prJWZKajnDJnhhEmpW9sMkUPWKG6A

agência de notícias anarquistas-ana

o arrozal lindo
por cima do mundo
no miolo da luz

Guimarães Rosa