Pré-venda do novo livro sobre a Somaterapia

Um livro sobre Roberto Freire e a Soma – uma terapia e pedagogia anarquista do corpo!

Olá!

Primeiramente, dou um grande VIVA ao Roberto Freire, pela paixão e obra, coragem e despudor que inspirou a escrita deste livro. Esta é a campanha de financiamento coletivo para o lançamento do meu quarto livro, intitulado “Roberto Freire e a clínica na somaterapia: tesão, corpo, criação e política do cotidiano”, fruto de minha pesquisa de mestrado em Psicologia Clínica em Niterói – RJ (UFF).

A pré-venda deste livro sustenta dois importantes objetivos: o primeiro é custear todos os gastos básicos que tive na elaboração, revisão, diagramação, produção artística e impressão da obra; o segundo objetivo é criar uma “reunião de leitores” em torno deste livro que considero o melhor e o mais profissional, entre todos que escrevi até hoje!

O livro segue as pistas existenciais deixadas na biografia de Roberto Freire, analisando os percursos e percalços do anarquista brasileiro até a criação e desenvolvimento da Somaterapia. Uma terapia autenticamente brasileira, inventada no período da ditadura civil/militar que leva em consideração os problemas do corpo, do tesão, das terapias grupais e das políticas do cotidiano. Bigode era um terapeuta radical, criou uma terapia anarquista voltada aos militantes, libertários, revolucionários e contestadores que sofriam os impactos psíquicos e emocionais provenientes das perseguições e prisões no período ditatorial, ou reproduzidos nos autoritarismos da vida cotidiana. Assim, o presente estudo também evidencia a imprescindível relação entre Psicologia e Política. Por fim, esta pesquisa inaugura uma aproximação entre a Somaterapia e a perspectiva transdisciplinar e experimental da clínica, pensando as interfaces das práticas terapêuticas com outros saberes. Esta perspectiva rompe com o culto às histórias pessoais e a excessiva interiorização da existência, não privilegiando exclusivamente as ferramentas e teorias da Psicologia para pensar a subjetividade.

Me ajude a arcar com os custos desta publicação! Existem diferentes formas de ajudar e recompensas muito legais conforme as modalidades escolhidas.

Lembrando que compartilhar a campanha também ajuda bastante!

Obrigado,

Gabriel Serafim

Mais infos aqui:

https://www.catarse.me/somaterapia?fbclid=IwAR3hXjaE3S8uJRquLM8q5LUZc0jHTiK3gjL3hopyJdupp_H3o_Npa-XGYek

agência de notícias anarquistas-ana

um pé no degrau
um passo na escada
bate coração

Carlos Seabra