[Espanha] Lançamento: “Negro como la tinta, rojo como el amor. Moral, cultura y sociabilidad ácrata en la España de los años 30”, de Alejandro Lora Medina.

Negro como la tinta, rojo como el amor... é uma compilação de textos que abordam vários aspectos-chave da cultura e sociabilidade libertárias no período anterior a 1939. A vivência do ideal anarquista pela militância da CNT, o papel que a leitura desempenhou no potencial emancipatório do movimento operário de inspiração anarquista e o rico debate em torno da sexualidade e das relações sentimentais são as principais linhas deste trabalho de pesquisa que nos permite abordar o imaginário coletivo e o rico universo cultural do anarquismo ibérico durante os anos 30 do século passado.

Alejandro Lora Medina (Sevilla, 1987). Graduado em História pela Universidade de Sevilha (US), local onde também fez sua tese de doutorado sobre a importância da cultura no anarquismo espanhol. Atualmente é professor de História Contemporânea na Universidade Pablo de Olavide (UPO). A partir da perspectiva da história cultural da sociedade e da política, sua obra aborda o papel das memórias na construção de identidades coletivas. Especificamente, sua pesquisa se concentra na análise da cultura, mentalidade e sociabilidade do anarquismo espanhol durante as primeiras décadas do século XX, especialmente na década de 1930. É autor de diversos artigos publicados em revistas como BrocarHispania NovaHispaniaPasado y MemoriaDynamisHistoria Contemporánea o Ayer.

Negro como la tinta, rojo como el amor. Moral, cultura y sociabilidad ácrata en la España de los años 30

Alejandro Lora Medina

Editora: Piedra Papel Libros

ISBN: 978-84-123840-5-5

Páginas: 180

Tamanho do livro: 210mm x 130mm

Preço: 16€

Site: https://piedrapapellibros.com/

Tradução > Mauricio Knup

agência de notícias anarquistas-ana

A chuva engrossa
Sem ter com que se preocupar
O gato só se coça

Alvaro Posselt