[Grécia] Uma carta da cela especial do Hospital de Lamia – Yinnis Michailidis

O escorpião é um inseto que pouco difere de sua espécie ancestral, que esteve entre os primeiros animais a caminhar na terra há centenas de milhões de anos. Observou-se que indivíduos desta espécie, quando presos em chamas sem rota de fuga visível, fazem uma coisa extraordinária: picam-se a si mesmos e cometem suicídio! Um comportamento que não oferece nenhuma vantagem evolutiva, já que na pequena chance do fogo ser extinto, os animais sobreviventes poderiam continuar a se reproduzir. Este comportamento contradiz a teoria de que os insetos são robôs biológicos porque apresentam um comportamento padronizado.

A maneira mais simples de explicar este comportamento é que a evolução da vida não constrói robôs, mas cria sistemas neurais para o processamento de informações e tomada de decisões. Os padrões recorrentes de comportamento surgem do complexo funcionamento dos circuitos neurais auto-organizados, que na maioria dos casos realmente favorecem o máximo potencial reprodutivo. Assim, estes pequenos sistemas nervosos, com várias ordens de magnitude menos sinapses neurais do que nossos cérebros, produzem comportamentos que facultam seu funcionamento interno:

  1. Estes animais experimentam a dor, ou seja, a dor como um estímulo que o animal tenta eliminar.
  2. Estes animais experimentam o medo, ou seja, o medo como uma projeção mental interna de uma situação futura.
  3. Eles sabem que possuem uma ferramenta assassina com a qual matam suas presas e se defendem contra os predadores: o ferrão.
  4. Eles associam a sensação de dor com seu corpo enquanto apontam o ferrão para si mesmos.
  5. A associação da dor com a autoconsciência, já que a dor é uma forma elementar de estado mental, e a consciência é pensada sobre o pensamento, constitui uma forma primitiva de consciência. Portanto, a dor é, em certo sentido, consciente.

Como o antropocentrismo da maioria de nossa sociedade atribui os atributos mentais acima exclusivamente aos humanos, eu provavelmente serei acusado de antropomorfismo (diga-me de que você foi acusado, isso o incomodou?). Entretanto, não atribuo a escorpiões características que não são deduzidas de seu comportamento, como o pensamento racional. É encorajador que pesquisas neurocientíficas recentes sugiram que a arquitetura dos circuitos neurais associados à função da consciência em humanos e outros mamíferos possa até mesmo ser rastreada nos cérebros de insetos.

Como isso se relaciona com a situação atual? Algumas centenas de milhões de anos após o surgimento dos escorpiões, caminhou pela terra um ser que construiu estruturas de cercas permanentes para outros seres vivos, incluindo sua própria espécie: gaiolas e guardas.

Muitos animais inteligentes em cativeiro deixam de comer e são condenados à morte (por exemplo, dos golfinhos capturados, poucos sobrevivem). Inúmeras pessoas em cativeiro (há tanto tempo que o início foi apagado) passaram por greves de fome nas prisões para ganhar sua liberdade ou dignidade. Isto equivale ao autocentrismo por parte de seres inteligentes o suficiente para tentar encontrar uma saída para o impasse. É por isso que, hoje, a greve de fome é um meio de luta histórica e internacionalmente reconhecido, especialmente para os prisioneiros.

Nas circunstâncias gregas (onde até a junta dos coronéis recuou nas greves de fome) os juízes e promotores modernos são guiados por uma perspectiva diferente. A maioria é movida por visões ultra-conservadoras e, tendo causado dores incalculáveis a dezenas de milhares de prisioneiros privados de sua liberdade de longo prazo, eles trabalham para uma indústria de tortura que prospera em mentiras óbvias como o correcionalismo. Como trabalhadores de matadouros, ou como pilotos de caça bombardeando cidades inimigas, eles mataram qualquer vestígio de empatia em si mesmos e podem almoçar convencidos de que estão fazendo algo útil. É por isso que eles veem a greve de fome como um meio de desafiar sua onipotência e mostrar tolerância zero.

De que outra forma interpretar o que os juízes e promotores escrevem, até o 46º dia da minha greve de fome, quando a proposta do procurador da corte de apelação para a minha libertação foi emitida?

Fui precedido por dois conselhos nos quais fui julgado pelo que os juízes pensam que farei e mantido em prisão preventiva como “risco de cometer novos crimes”. Na segunda, mesmo a deles, eles não me fizeram uma única pergunta, nem mesmo sobre os caras e apenas emitiram uma decisão pré-determinada após 40 dias (30 deles já em greve de fome). Sem sequer uma justificativa, eles levaram 40 dias para escrever “de acordo com a proposta do promotor, para evitar repetições desnecessárias”. Fui tratado com indiferença desafiadora.

Diante desta miséria, entrei em greve de fome. E no anúncio de sua abertura, listei tanto a arbitrariedade cometida contra mim como numerosos exemplos em que os juízes abriram as portas de par em par quando se tratava dos filhos do sistema (policiais – assassinos, carcereiros – torturadores, fascistas, grandes capitalistas).

Enquanto isso, no meio da minha greve, o assassino de Alexandros, um dos assassinos de Zack, que cumpriu tanto tempo na prisão quanto eu em greve de fome, e o estuprador Filippidis foram libertados antecipadamente com o improvável argumento de que as possíveis vítimas não estão em perigo, pois agora ele é conhecido por seus atos e eles o evitarão. E eu, que cumpri 3/5 da minha sentença há 7 meses, “ainda não fui corrigido porque até o presente não passou tempo suficiente”, de acordo com o raciocínio da acusação! Os assassinos não arrependidos estão aproveitando o que eu tenho lutado para ganhar durante 50 dias, correndo risco de vida, ao que eu tenho direito há 7 meses, a liberdade.

Aparentemente não relacionado, mas relevante, é o assassinato do chimpanzé que escapou da prisão de animais selvagens de Jean-Jacques Leshwar. Será que a “justiça” grega vai lidar com um assassino em série e torturador de animais selvagens? Demasiado dinheiro…

De qualquer forma, neste momento, minha própria picada já perfurou meu corpo e está espalhando veneno destruindo meus órgãos vitais, provavelmente de forma irreversível. No entanto, ela irá inevitavelmente furar, ainda que apenas temporariamente, a ordem assassina que sustenta este sistema de escravização e exploração generalizada da natureza (humana ou não)…

A ÚNICA LUTA DERROTADA É AQUELA QUE NÃO FOI DADA

LIBERDADE OU MORTE

11/07/2022,

Yinnis Michailidis

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1619832/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/07/07/grecia-extra-proposta-do-ministerio-publico-ao-conselho-de-justica-para-a-libertacao-de-yinnis-michalidis-e-rejeitada/

agência de notícias anarquistas-ana

Os pardais voam
De espantalho para
Espantalho

Sazanami