[Espanha] Lançamento: “Un lugar llamado solidaridad. El legado de Kropotkin”

Un lugar llamado solidaridad. El legado de Kropotkin” é o decimoquinto título da coleção central de La Neurosis o Las Barricadas Ed.

No ano de 2021 completaram cem anos do falecimento do sábio russo Piotr Kropotkin. Com o objetivo de divulgar o valioso legado deste pensador anarquista, diversos coletivos organizaram diversas iniciativas, como as jornadas que serviram para dar vida a este livro. Graças à colaboração do CSA La Xusticia, do Grupo Anarquista Higinio Carrocera e da CNT de La Felguera, tomaram forma diversas conferências cujo valor poderão apreciar os leitores e leitoras nas páginas que formam este trabalho. Aqui encontraremos textos de reconhecidos investigadores e/ou ativistas, como Jesús Aller Manrique, Yanira Hermida Martín, Noelia Bueno Gómez, Benjamín Rivaya García, Anastasio Ovejero Bernal, Aitor Hevia Carrillo, Sara Cuellas Martín e Héctor C. García. Neles se abordarão diferentes facetas de Kropotkin como cientista e como pensador, mas, sobretudo, se analisará a atualidade de suas ideias e a potencialidade de suas propostas:

Os meios de comunicação, as instituições educativas e a indústria da cultura e o entretenimento conseguiram que todo o mundo considere uma verdade indiscutível que o ser humano é mau por natureza. E, no entanto, parece que a gente desfruta cooperando. Não parece paradóxico que sejamos seres sociais e, no entanto, nossa essência seja o mal? O debate sobre a natureza humana não é nada novo, mas cada época contribui com importantes matizes a este complexo assunto. No século XIX, por exemplo, as descobertas de Darwin serviram a muitos pensadores para impulsionar teorias que legitimavam a enorme desigualdade do capitalismo industrial. Frente a esta postura, que simplificamos enormemente, surge a figura colossal de Kropotkin. Como pensador, pôs em cheque as teorias que assinalavam a essência competitiva do ser humano. Não obstante, seu legado não se circunscreve a esta fundamental contribuição, pois se destacou como geógrafo, como historiador, como antropólogo e, como não, também como revolucionário que provou a dureza das prisões de sua época. “Un lugar llamado solidaridad. El legado de Kropotkin” é um conjunto de estudos que nos aproxima da figura do teórico russo desde diferentes campos do conhecimento. As diversas contribuições que compõem o presente volume nos mostram o valor da herança de Kropotkin para fortalecer aquelas lutas de nosso presente (e também do futuro) empenhadas em mandar à lixeira da história um sistema de dominação que se alimenta de nossas vidas (e do planeta).

Un lugar llamado solidaridad. El legado de Kropotkin

Ano publicação: 2022

Autor / es: Aitor Hevia Carrilloe Carlos José Tejón Gutiérrez (Coord.)

Editorial: La Neurosis o Las Barricadas Ed.

Páginas: 192

Tamanho do livro: 18,14 cm.

Web: www.laneurosis.net

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Grito da sineta
na última aula. Alegria.
Depois o silêncio.

Alexei Bueno