[Itália] Por um novo manifesto anarquista contra a guerra

Nestes meses em que a tragédia da guerra é cada vez mais trazida à atenção internacional pela crise na Ucrânia, o tema do antimilitarismo anarquista é mais importante do que nunca. Vemos como, já antes da invasão russa da Ucrânia, algumas críticas pesadas ao nosso tradicional antimilitarismo foram realizadas por alguns indivíduos e grupos que se declaram antiautoritários, libertários ou anarquistas. Consideramos cuidadosamente essas posições nos últimos meses, e acreditamos hoje que precisamos esclarecer nosso ponto de vista.

Nossos pensamentos primeiro vão para nossǝs companheirǝs que, há mais de um século, antes da tragédia da Primeira Guerra Mundial, sentiram a necessidade de afirmar que: “A todos os soldados de todos os países que acreditam que estão lutando por justiça e liberdade, temos que declarar que seu heroísmo e seu valor só servem para perpetuar o ódio, a tirania e a miséria” (Manifesto Anarquista Internacional contra a Guerra, 1915). Como Goldman, Berkman, Malatesta, Schapiro e ǝs outrǝs, acreditamos na necessidade de que a voz internacionalista e solidária do anarquismo, juntamente com seus princípios de irmandade e fraternidade universal, voltem a falar com todǝs, ainda mais num mundo cada vez mais fragmentado pelo ódio nacional, étnico e identitário.

A guerra está na origem da ordem social atual, baseada na dominação, exploração e opressão. Este é um ponto-chave para a FAI, pois está exposto no Programa Anarquista, que é a referência teórica da nossa Federação: “Não compreendendo as vantagens que poderiam vir a todǝs da cooperação e solidariedade, vendo em todas as outras pessoas um concorrente e um inimigo, uma parte da humanidade tentou agarrar a maior quantidade possível de riqueza em detrimento da outra. Em tal luta, o mais forte, ou o mais afortunado, termina para vencer e para oprimir e dominar os vencidos de várias maneiras”.

É por isso que mantemos nossa posição de rejeição de todas as guerras e de apoio à ideia de derrotismo revolucionário. Pelo derrotismo, queremos dizer uma posição revolucionária antes da guerra, o que implica que se deve lutar pela derrota do governo e das classes dominantes de seu próprio país, acreditando que as guerras são travadas pelos interesses e privilégios dos opressores e exploradores. No início do século XX, e especialmente durante a Primeira Guerra Mundial, alguns governos europeus usaram a acusação de “derrotismo” para reprimir qualquer forma de dissidência, oposição à guerra, protesto político ou luta dos trabalhadores, o que quebraria a unidade nacional diante do inimigo. Portanto, o derrotismo não aceita as suspensões das lutas sociais que são impostas pelos governos em tempos de guerra através da censura, da repressão e das leis marciais. Pelo contrário, a luta contra o governo durante a guerra continua, sabotando a guerra e incentivando as lutas sociais. O derrotismo está inserido numa perspectiva internacionalista e revolucionária que visa provocar a derrota do imperialismo de “nosso” país, e um de seus pontos fundamentais é a recusa em apoiar qualquer partido beligerante nas guerras entre estados e/ou blocos imperiais.

Dezenas de guerras estão sendo travadas, com sua carga de mortes, destruição, estupros, saques e deportação em massa. Nos últimos quinze anos, a crise do sistema de hegemonia baseada na globalização produziu uma tendência mundial de autoritarismo e militarização. A globalização como forma de dominação mundial há muito tempo garantiu um papel privilegiado na exploração dos recursos do planeta ao imperialismo anglo-americano, com o apoio das classes privilegiadas de vários países. A entrada da Rússia e da China no Fundo Monetário Internacional e na Organização Mundial do Comércio demonstrou que os conflitos entre essas potências não questionam a divisão da sociedade em classes e em várias hierarquias.

No Congresso da FAI, que ocorreu em Empoli, em junho de 2022, emitimos uma declaração sobre interpretações da guerra na Ucrânia, da qual citamos uma parte: “Nos últimos dez anos, um cenário muito diferente foi definido pela intensificação das tensões entre estados, as guerras comerciais e financeiras, o isolamento progressivo dos mercados em maior ou menor grau, a extensão dos conflitos que ocorrem em parte por procuração, mas cada vez mais em forma direta, entre potências mundiais e regionais em diferentes regiões do mundo. O modelo capitalista que foi imposto no século passado pela hegemonia dos EUA ainda é o horizonte dentro do qual as disputas entre estados ocorrem, mas o mundo não é mais dominado por uma única superpotência. Os EUA perderam as guerras no Afeganistão, Iraque e Síria, e em comparação com algumas décadas atrás sua influência na América Central e do Sul, que eles costumavam considerar seu quintal, diminuiu significativamente. O acordo AUKUS entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA, que reorientava a estratégia desses Estados em direção ao Pacífico com uma aliança separada, parecia desafiar a presença dos EUA na Europa e a própria coesão, se não a existência mesma, da OTAN. Assim, a invasão russa da Ucrânia faz parte de um processo de redefinição dos equilíbrios globais do poder.

A crise dessa hegemonia global está intimamente ligada à crise dos sistemas governamentais baseados na coesão social, devido ao corte das garantias sociais e ao enfraquecimento dos mecanismos de consenso. Em muitos países, temos visto o aumento de movimentos que, com diferentes formas e características, questionam os governos e os acordos entre as classes dominantes. Nesse contexto, o uso da força torna-se o principal instrumento destas classes para a preservação do poder e da ordem social. Nesse sentido, temos discutido nos últimos anos o crescente papel dos militares nas sociedades. A revolta na Bielorrússia em 2020 e a insurreição no Cazaquistão em janeiro de 2022 mostraram uma grave crise de consenso dentro do sistema liderado pela Rússia. Na realização do OTSC, os militares assumiram um papel fundamental. A intervenção militar russa no Cazaquistão para esmagar sangrentamente revoltas populares deu uma trágica demonstração disso, e abriu caminho para a invasão da Ucrânia em fevereiro. Mesmo nos EUA, os tumultos anti-policiais contra a violência racista em 2020 levaram a liderança das Forças Armadas a apoiar a instalação de Biden como presidente em um prelúdio para a guerra civil no início de 2021, para evitar que o supremacismo violento de Trump exasperasse irreparavelmente a crise de consenso.”

A resposta à essa crise foi o aumento dos gastos militares e o fortalecimento do papel das forças armadas nas decisões políticas. Uma vez destruídos os mecanismos de regulação econômica e política que estabeleceram a hierarquia entre os poderes e os fluxos de dinheiro para as metrópoles imperialistas, as classes dominantes precisam da guerra para restaurar a velha dominação ou para definir novos. No contexto desta nova desordem mundial, está crescendo o recurso à guerra e às “missões” militares, de qualquer maneira os governos as definem em sua propaganda.

Da Ucrânia ao Iêmen, dos países do Sahel a Mianmar, do Afeganistão ao Tigray e em outros lugares, passando por todas as regiões onde genocídios como o do povo curdo e os de populações indígenas e afrodescendentes estão em andamento, estamos todos potencialmente sob as bombas e a ameaça de destruição, repressão e mudança autoritária. Sabemos bem que as portas giratórias entre as chamadas democracias e as chamadas autocracias podem se mover muito rapidamente, e que o estado de guerra rapidamente reduz o espaço para aqueles que querem agir para a transformação social. Sempre damos nossa solidariedade humana àqueles que sofrem e arriscam suas vidas estando em situações difíceis, mesmo que tenham ideias e práticas distantes daquelas que expressamos.

No entanto, o anarquismo social quebra as lógicas imperiais, capitalistas, nacionalistas e autoritárias atuais, rejeitando as divisões impostas pelas fronteiras. Não reconhecemos o conceito de integridade territorial ou de “defesa territorial” de um Estado ou de qualquer entidade que aspira a ser como um Estado porque, associados ao princípio da soberania territorial, esses conceitos inevitavelmente acabam por fomentar perspectivas nacionalistas ou micronacionalistas. O que quer que a palavra “nação” signifique, ela esconde a divisão entre exploradores e exploradǝs, entre opressores e oprimidǝs.

Reiteramos nossa irrevogável e inequívoca condenação do regime putiniano e de sua invasão criminosa da Ucrânia, bem como sua feroz repressão da dissidência interna. Mas também condenamos o papel criminoso de todos os governos que sopram sobre as chamas deste e de outros conflitos fornecendo armas, muitas vezes ganhando dinheiro com esses suprimentos. Nós nos opomos fortemente à OTAN, que há muito vem tentando impor a militarização da vida social e o aumento dos gastos militares nos países membros, e que graças a Putin ganhou nova força após o fim inglória de sua agressão no Afeganistão. Da mesma forma, não aceitamos a narrativa de uma guerra entre liberdade e ditadura. Deste ponto de vista, a Ucrânia de Zelensky é realmente uma pequena Rússia, com um governo autoritário, um círculo de oligarcas que saqueiam o país, agindo uma repressão contra todas as formas de protesto e contra minorias que a guerra tornou mais dura. Hoje, Zelensky, para permanecer no poder, está fazendo dívidas e vende seu país para os EUA, o Reino Unido, a União Europeia em troca de seu apoio militar. No entanto, a penetração dos interesses ocidentais na Ucrânia está longe de ser apenas devido à invasão russa de 24 de fevereiro: empresas multinacionais de agroalimentares, muitas dos Estados Unidos e uma da Rússia, controlam parte do “celeiro” da Europa e seu principal porto comercial em Odessa há mais de 10 anos.

As consequências desta guerra são dramáticas em ambos os lados da frente. São desastrosas também para o resto da Europa, com o aumento dos preços devido à especulação, à crescente militarização e ao rearmamento, ao agravamento das condições de vida de milhões de proletáriǝs, incluindo o medo e a violência, que correm o risco de se tornarem ferramentas perigosas para governos autoritários. Essa situação é de novo percebida na Europa, mas continua caracterizar a maioria das regiões do mundo, paralelamente à devastação ambiental fomentada pelas lógicas de lucro, mercados e estados, que ameaçam a própria vida do planeta onde vivemos.

O primeiro compromisso daquelǝs que se opõem à guerra é a construção e disseminação de práticas de ajuda mútua, como redes de solidariedade de baixo para atender às necessidades imediatas das pessoas que mais sofrem com as consequências do conflito, sendo esses alimentos ou apoio médico. Há também a necessidade de redes de apoio para aqueles que praticam greves, sabotagem, deserção, como redes transnacionais para aqueles que se escondem ou fogem de ou sobre ambos os lados da frente. Nesse sentido, rejeitamos e lutamos para desconstruir os modelos patriarcais e de dominação impostos pelo militarismo que são repetidas incessantemente pela propaganda de guerra na mídia oficial e nas mídias sociais também, onde o centro do palco é sempre tomado pelas mesmas imagens de lutadores masculinos, robustos e jovens.

De várias partes foi sugerido tomar uma posição, eis lutar por um dos governos que fazem esta guerra, como se tomar partido para um ou outro fosse inevitável.

Algumas relíquias do marxismo pensam que podem apoiar um imperialismo menor, a fim de derrotar a ameaça predominante que eles identificam com a “ocidental”. Mas a estratégia de brincar com poderes imperialistas para aguçar suas contradições, como demonstrou a aliança entre movimentos operários e forças nacionalistas que caracterizaram o stalinismo entre as duas guerras mundiais e depois, leva a destruir toda a perspectiva revolucionária e a dificultar toda a ação autônoma das classes exploradas e oprimidas.

Outras interpretações seguem diferentes abordagens, avaliando o imperialismo russo como um perigo para toda a Europa e além. Essas interpretações também são endossadas por alguns componentes da orientação libertária. Sem questionar a ameaça representada pelo autoritarismo e militarismo da Rússia, acreditamos que não será a derrota militar da Rússia na Ucrânia que impedirá uma virada autoritária na Europa Ocidental. Os processos sociais autoritários que são evidentemente dominantes na Rússia e nos países da OTSC também estão sendo praticados desde anos na União Europeia, e a guerra está agora dando-lhes uma aceleração adicional. Além disso, a “democracia” baseia-se na condição de privilégio de alguém. A visão que apresenta a União Europeia como um farol da democracia, identificando, em vez disso, a Rússia, a China e seus satélites como herdeiros do totalitarismo combinado com o capitalismo selvagem é a quintessência de um ocidentalismo que não nos pertence.

Estas são nossas posições, confirmando nosso antimilitarismo numa perspectiva internacionalista e revolucionária que deve estar concretamente enraizada em lutas sociais e redes de solidariedade, para criar saídas coletivas e libertárias do vórtice da guerra em que os Estados e o capitalismo mundial nos jogam. Esta é a nossa contribuição para o debate internacional anti-guerra. Achamos que uma coisa deve ser clara acima de tudo: com ou sem armas, para ser eficaz, qualquer luta deve ser feita e organizada de baixo, fora dos aparelhos dos Estados, governos e especialmente fora das forças armadas.

Mesmo os governos beligerantes ou co-beligerantes estão cientes de que a guerra implicará massacres e devastação nas áreas diretamente afetadas, mas também miséria, desemprego e fome no resto do mundo, mesmo na Europa, mesmo nos Estados Unidos. Os governos estão cientes de que as condições estão amadurecendo para uma crise social sem precedentes, razão pela qual estão fazendo tocar as bandas de metal do militarismo e do nacionalismo, para evitar a solidariedade das classes exploradas e oprimidas.

Como os governos são os promotores e beneficiários das guerras, para acabar com as guerras, os governos devem ter medo dos movimentos populares, porque o único limite para o capricho de cada governo é o medo de que os movimentos populares possam instilar nele. A oposição à guerra faz parte do nosso compromisso diário, a partir da denúncia e boicote às produções da morte e da crítica e desconstrução da retórica militarista, a partir da educação militarista e da linguagem em todos os níveis. Devemos nos posicionar contra todas as guerras e todos os exércitos implantando uma estratégia interseccional que identifique e contraste as conexões entre militarismo e outras formas de opressão, como patriarcado, racismo, capitalismo e todos os tipos de chauvinismo, através de ações coletivas, bem como relações pessoais.

Somente a ação das classes exploradas pode parar a guerra boicotando produções de guerra, recusando-se a construir, comercializar e transportar armas e todos os instrumentos de morte, participando dos movimentos de oposição a plantas e bases militares, e promovendo greves a nível nacional e internacional contra a guerra e a economia de guerra. O movimento anarquista participa dessas lutas, de diferentes formas de acordo com as circunstâncias, criticando ideologias militaristas e nacionalistas, construindo associações e redes de base a partir de baixo, praticando ação direta, apoiando todas as formas de recusa, deserção e objeção aos massacres promovidos pelo capitalismo e estados.

Estamos mais do que nunca convencidos da validade do princípio anarquista que significa que os meios devem ser coerentes com os fins. Não há guerras boas ou guerras justas, e em tempos de crescente loucura nacionalista e soberanista acreditamos que nunca devemos nos aliar de forma alguma aos governos ou participar de guerras entre estados e blocos imperiais. As pessoas nunca devem morrer ou matar pela soberania territorial. As guerras são todas criminosas e os exércitos (incluindo seus corpos auxiliares) são todos instrumentos de exploração, patriarcado e da mais ou menos “legítima” dominação do Estado sobre os territórios e sobre os corpos dos indivíduos. Não reconhecemos nenhuma dessas legitimidades territoriais e não estamos dispostos a lutar por nenhuma delas.

A história mostra que as guerras são tradicionalmente travadas para dificultar a ação das classes exploradas para sua própria emancipação, razão pela qual é primordial para o anarquismo mobilizar-se agora contra a guerra, fora e contra todas as instituições militares. Nossa força está primeiro na circulação de ideias e na defesa de espaços para a produção e circulação do pensamento crítico, promovendo a unificação de movimentos pacifistas e antimilitaristas numa luta comum contra os governos. A capacidade do movimento anarquista de ser coerente na luta contra a guerra é a maneira de ativar práticas libertárias, organização e ideais entre as classes exploradas e oprimidas que são as primeiras a sofrer as consequências das guerras. Com base nisso, um novo protagonismo será possível para fornecer uma solução diferente para a crise, com a espera de construir uma sociedade libertária.

Federação Anarquista Italiana – FAI

[documento apresentado no XXXI Congresso – Empoli junho de 2022 e ratificado nas semanas seguintes]

www.federazioneanarchica.org

agência de notícias anarquistas-ana

Ventos nos umbrais
janelas antigas,
modernos varais.

Sandra Maria de Sousa Pereira