[Suíça] “A autogestão é uma prática viva”

De 29 a 31 de julho em Saint-Imier, Suíça, no Jura Bernês, foi realizada o Final de Semana Libertário Saint Imier 2022. A iniciativa marcou o 150º aniversário do congresso da Internacional Antiautoritária de 1872, onde nasceu o anarquismo organizado.

Debates, oficinas, concertos, exibições, assim como cozinhas móveis, um acampamento internacional e uma feira de livros anarquistas animaram o evento libertário de três dias. Mais de 600 companheiros e companheiras, principalmente da Suíça, mas também da Itália, França e Alemanha, se encontraram, confrontaram-se, num clima de intercâmbio e solidariedade, dando um forte sinal no sentido internacionalista e antiguerra, demonstrando que a autogestão é uma prática viva.

Estava inicialmente planejado para ser uma reunião de âmbito global, com delegações de diferentes continentes, mas o contexto internacional e as implicações da pandemia forçaram um adiamento para 2023. O resultado da reunião do último fim de semana é certamente positivo e servirá como trampolim para lançar um encontro anarquista internacional no próximo ano.

150 anos depois, a relevância dos “Princípios de Saint-Imier” definidos em 1872 pelas federações italiana, espanhola e do Jura e pelas seções francesa e americana do congresso é clara. Neste documento, central para as origens do movimento anarquista, estão as declarações que concluem a Terceira Resolução.

O Congresso reunido em Saint-Imier declara:

  • Que a destruição de todo o poder político é o primeiro dever do proletariado;
  • Que qualquer organização de um poder político que se declare provisória e revolucionária para alcançar esta destruição do poder político, não pode ser mais que mais um engano e seria tão perigosa para o proletariado quanto todos os governos atualmente existentes;
  • Que, rejeitando qualquer compromisso para alcançar a realização da Revolução Social, os proletários de todos os países devem realizar, fora de qualquer política burguesa, a solidariedade da ação revolucionária.

Gruppo Anarchico Mikhail Bakunin – FAI Roma

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/08/04/suica-notas-de-viagens-a-saint-imier/

agência de notícias anarquistas-ana

no calor da sesta
imóvel, o gato vigia
o vôo da vespa

Jorge Lescano