[Itália] Manifestação em Gênova contra a repressão antianarquista

Atados em emergências sanitárias, guerras, repressão interna cada vez mais feroz, a crise energética, a recessão econômica, a erosão sistemática das liberdades individuais, o desmantelamento dos direitos adquiridos e o alargamento da brecha social, somos solicitados a realizar um ato de lealdade cega como o de um cão que, embora espancado, não se afasta do assédio de seu dono, da submissão resignada à inevitabilidade desses eventos: o coro de políticos de todas as cores, dos patrões, dos porta-vozes do regime, está mais uma vez nos propondo a promessa fátua da solução dos problemas que assolam a vida cotidiana da maioria, do bem comum, que será obtida, como é o caso, através de sacrifícios de “lágrimas e sangue” aos quais devemos também, ironicamente, dar nosso consentimento no balé eleitoral.

Parece-nos que este espetáculo é uma repetição dolorosa. O assentimento e a coesão social que nos são exigidos visa antes alimentar os interesses dos aparatos políticos e os negócios dos patrões econômicos, estes últimos já bastante coesos em vários níveis, que prosperam nas costas curvadas pela cadeia do trabalho e da necessidade.

Para nós, anarquistas, libertários, rebeldes, refratários à autoridade, o caminho parece claro: opor-se resolutamente a este poder que nos sufoca e contra o Estado, os homens e mulheres que o representam, contra as prisões e todos os lugares onde as pessoas estão presas, contra as instituições políticas e econômicas que especulam, saqueiam os recursos naturais do planeta e degradam nossas vidas.

Reivindicamos a necessidade do conflito contra este estado de coisas porque estamos conscientes de que a opressão que sofremos é o resultado de processos que estão se desenvolvendo historicamente de forma bem definida, que este sistema de exploração não terminará por si só, que cabe a nós, aqui e agora, perseguir a ideia de liberdade à qual aspiramos. E é a este choque que devolvemos, sem vitimização, o sentido de repressão quando ele é dirigido a nós: a repressão e as prisões continuarão a existir enquanto houver um Estado a derrubar e que fará todo o possível para não cair, desmascarando qualquer ilusão de justiça democrática.

Este confronto está enterrando na prisão muitas e muitos de nossos companheiros mais generosos, Anna, Alfredo Juan, Mónica, Francisco, Davide, Claudio, décadas na prisão, vidas inteiras enfrentando isolamento, censura e a violência física e psicológica de regimes de detenção muito rígidos. No entanto, eles defendem com unhas e dentes a ideia que mantêm viva em seus corações agitados.

Não queremos ser superados, sua coragem e perseverança inspiram nossos caminhos aqui. Desde 5 de maio, nosso companheiro Alfredo Cospito está preso na prisão de Bancali, perto de Sassari, em 41 bis, um regime de detenção extremamente duro, envolvendo isolamento quase total, ausência de sociabilidade e censura quase total da correspondência, a gravação da ligação telefônica mensal de 10 minutos e a conversa reduzida a uma hora por mês atrás de uma divisória sem possibilidade de qualquer contato físico, as buscas contínuas no corpo e na cela, a disponibilidade muito limitada de objetos mesmo de uso diário (roupas, livros, papel e caneta) e sempre sujeita à natureza arbitrária dos carcereiros. Esta medida penalizadora e fundamentalmente vingativa visa claramente a silenciar a voz e as ideias de um companheiro que, ao longo dos anos, contribuiu decisivamente, com sua crítica teórica e prática, para o debate anarquista; a aniquilá-lo porque persevera com determinação e dignidade em seu caminho de luta; a neutralizar, com o espectro do castigo exemplar, a iniciativa dos companheiros de fora e a solidariedade.

Em Gênova, três companheiros que não pouparam seu apoio a Alfredo e aos outros companheiros presos estão sob ordens especiais de vigilância solicitadas pelo promotor Federico Manotti, numa tentativa de isolá-los e inibir suas afinidades; outro pedido de vigilância foi emitido para outro companheiro em Gênova e uma audiência será realizada contra ele em 28 de setembro. Estas são as razões pelas quais decidimos sair às ruas em Gênova no dia 25 de setembro, uma data, a das eleições, que simboliza a farsa do contrato social que se renova na pele de todos nós; se a máquina da dominação avançar com todos os seus aparatos para engolir a vida dos companheiros, em nosso desejo mais perturbador de liberdade, em nosso ódio à autoridade e na solidariedade ativa, poderemos encontrar as alavancas certas para quebrar a frente do inimigo.

Convidamos você a juntar-se a nós. Quando a repressão se torna feroz e flageladora, a resposta deve ser clara, decisiva e coerente. Quebremos o isolamento no qual eles querem mergulhar nossos companheiros. Vamos implantar ideias, forças, estratégias em resposta à campanha antianarquista que o Estado vem empreendendo há quase uma década.

A solidariedade é uma arma, vamos usá-la!

Tirem Alfredo do 41bis.

Contra todas as prisões!

Fonte: https://fuoridallariserva.noblogs.org/post/2022/09/14/25-09-a-genova-contro-la-repressione-anti-anarchica/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/09/02/italia-contra-o-41bis-solidariedade-com-o-companheiro-anarquista-alfredo-cospito/

agência de notícias anarquistas-ana

A ipoméia
Tomou-me o balde do poço –
Busco água no vizinho.

Kaga no Chiyoni