[Argentina] A Copa do Mundo será realizada no Catar

Sim, nós o conhecemos há vários anos, mas ainda parece estranho que a Copa do Mundo seja realizada no Qatar. Um país um pouco menor que a cidade de Buenos Aires e, se não levarmos em conta o que o Uruguai era em 1930, o país com a menor população para sediar uma Copa do Mundo. Um país no qual a tradicional realização de junho-julho terá que ser adiada para o final do ano para mitigar os efeitos do calor abrasador arábico. Um país que, apesar de afirmar que o futebol é seu esporte nacional, não teve praticamente nenhum sucesso e, quando teve, essas vitórias foram tingidas de controvérsia e suspeitas de corrupção.

Parece que a única atividade em que o Qatar realmente se destaca, além da produção e distribuição de gás natural, é a realização de eventos. Nos últimos anos, sediou a Copa do Mundo Sub-20 de 1995, os Jogos Asiáticos de 2006, o Campeonato Mundial de Clubes de 2019 e 2020, torneios de tênis de alto nível masculino e feminino, Fórmula 1, e muitos outros. A única atividade esportiva que seria razoável para o Qatar seria o Rally Dakar (1), no qual há muitos anos um dos cavaleiros mais bem-sucedidos tem sido o Nasser Al-Attiyah do Qatar. Mas é claro que, após 10 anos desastrosos em solo sul-americano, o Dakar será realizado a partir de 2020 na Arábia Saudita, que durante a última década, mas especialmente desde 2017, tem sido um dos vários estados árabes que romperam os laços diplomáticos e travaram uma guerra silenciosa com o Qatar.

Nos últimos anos, o termo “sporstwashing” tornou-se popular: a prática realizada principalmente pelos Estados, mas também por empresas e instituições, nas quais se associam financeiramente com entidades esportivas, organizam eventos, investem em publicidade ou compram e administram diretamente essas entidades. Tudo isso com o simples propósito de lavar sua imagem como estados ditatoriais, com uma história de políticas repressivas e de falta de cumprimento das normas de direitos civis das potências ocidentais. Junto com a Rússia, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e o Azerbaijão, o Qatar é uma das nações que mais refinou esta prática e é atualmente patrocinadora de equipes de futebol como Barcelona, Roma, Bayern de Munique, Boca Juniors e proprietária através de uma corporação privada do Paris Saint Germain.

A lista de controvérsias e práticas corruptas associadas às Copas do Mundo e outros megaeventos esportivos é muito longa. Poderíamos nos deter em algumas pequenas irregularidades ligadas a esta Copa do Mundo: a incerteza dos trabalhadores sobre a qualidade de suas acomodações em hotéis improvisados em contêineres, a preocupação dos jornalistas com a saturação das linhas de fibra ótica, ou a forte possibilidade de um colapso da infraestrutura de transporte. O consumo de álcool será restrito para turistas de luxo que participam da Copa do Mundo, uma vez que o país está sob a lei Sharia.

Pela mesma razão, as demonstrações afetuosas de membros da comunidade LGBTQ+ e o uso de símbolos representativos são proibidos. Embora o regime islâmico do Qatar seja mais flexível em relação ao turismo e aos participantes da Copa do Mundo, ele ainda é altamente repressivo em relação à dissidência sexual e às mulheres. Na verdade, os porta-vozes do emirado têm dado ouvidos a esta questão como um aviso. Afinal, a lavagem esportiva convive com a imposição de normas locais a seus visitantes do Ocidente, em um contexto em que as “batalhas culturais” estão cada vez mais presentes nas disputas comerciais e nos conflitos bélicos que elas podem exigir. Um caso exemplar é o de Paola Schietekat, uma mulher mexicana de 28 anos que trabalha para os organizadores da Copa do Mundo, que após sofrer e denunciar um estupro em solo do Qatar em junho de 2021, foi acusada de ter tido um “caso extraconjugal”, passando imediatamente de vítima para acusada. Ela conseguiu deixar o país o quanto antes, graças à intervenção de organizações internacionais de direitos humanos. Ela foi condenada a 100 chicotadas e 7 anos de prisão, mas foi absolvida após intervenção diplomática.

O progressivismo ocidental, tão acostumado a condenar os excessos e o “atraso”, faz vista grossa quando as paixões populares e seus negócios derivados estão em jogo. Com diferentes graus de seriedade, não se deve esquecer que as questões acima mencionadas afetam principalmente os torcedores que viajam voluntariamente e um pequeno setor de trabalhadores que participam oficialmente do evento. Então temos tudo o que a burguesia se permite fora das leis de Deus e dos Estados.

Se nos lembramos das famosas Copas do Mundo como a de 78 na Argentina, que aconteceu enquanto pessoas eram torturadas, assassinadas e desaparecidas em campos de concentração, a Copa do Mundo deste ano no Qatar está entre os campeões da infâmia: mais de 10.000 trabalhadores da construção civil foram relatados mortos, geralmente de países como Índia, Paquistão, Bangladesh, e outros no Sudeste Asiático. O número é incerto, pois desde o relatório da Anistia Internacional e do jornal Guardian em fevereiro de 2021 (que confirmou, segundo investigações realizadas em torno das embaixadas dos países de origem dos trabalhadores, 6.500 mortes), o Qatar e a FIFA se encarregaram de encobrir estes fatos e fazer declarações absurdas, como a de que nem todas as mortes são atribuíveis à construção da infraestrutura para a Copa do Mundo. Considerando o atraso dos trabalhos de construção e a necessidade de os organizadores acelerarem o ritmo, nos 17 meses desde o relatório, este número trágico aumentou consideravelmente. Entretanto, apesar do fato de estarmos cada vez mais próximos do evento, não foram realizadas novas investigações.

Esta situação não é excepcional, mas faz parte de uma prática generalizada em todo o Golfo Arábico conhecida como sistema kafala: uma forma sinistra de super-exploração na qual os trabalhadores migrantes recebem um salário de subsistência, que em última análise não lhes permite enviar dinheiro para casa, e onde ao mesmo tempo seus passaportes e papéis são retidos. No Qatar, este sistema assume uma escala insana, pois apenas 20% dos 2,6 milhões de habitantes são cidadãos, ou seja, catarianos; os demais são trabalhadores migrantes.

Este sistema de kafala ou “patrocínio” é considerado semiescravidão por causa de suas condições, embora desenvolva o Capital. É necessário que os trabalhadores não qualificados tenham um patrocinador (daí o nome), geralmente seu empregador, que é responsável por seu visto e status legal. Isto requer a permissão do empregador para mudar de emprego, deixar o país, obter uma carteira de motorista, alugar uma casa ou abrir uma conta bancária. Por outro lado, a exploração sexual é comum em cada um desses mega-eventos. Neste caso, as redes de tráfico trarão um grande número de mulheres pobres do sudeste asiático.

Apesar de tudo isso, a Copa do Mundo continuará a ser um evento observado e ansiado por bilhões de pessoas. Ela continuará a alimentar a concorrência, a idolatria dos milionários e o nacionalismo. Só nas últimas semanas vimos o fervor em jovens e velhos para as figurinhas da Copa do Mundo. Não é surpreendente, embora seja triste, ver como nesta região onde a ligação entre esporte e genocídio atingiu um de seus marcos históricos em 78 e onde parece que este fato ainda faz parte de nossa memória coletiva, fazemos ouvidos de mercador para os genocídios “distantes”.

No entanto, podemos dizer que não é que o esporte seja utilizado em benefício dos poderosos, este é o próprio espírito do esporte (2). O problema não é a profissionalização do esporte, como se fosse a perversão econômica e a utilização política de uma prática “saudável”, mas sim o próprio esporte como subjugação e subversão do jogo, de certas práticas recreativas, para as necessidades e a própria lógica da valorização do Capital.

O esporte é um reflexo fiel da competição capitalista e tem assumido progressivamente um papel importante nela. É por isso que consideramos que sua crítica não é uma questão menor ou marginal.

“O esporte não é apenas uma válvula de escape e um mecanismo de controle social, mas também uma ideologia de competição, seleção biogenética, sucesso social e participação virtual. Longe de se limitar a reproduzir em formato de espetáculo as principais características da organização industrial moderna (regulamentação, especialização, competitividade e maximização do desempenho), ela também cumpre uma missão ideológica de transcendência universal: canalizar e conter as tensões sociais engendradas pela modernidade capitalista”. (Federico Corriente e Jorge Montero, Citius, altius, ortius. O livro negro do esporte. Lazo Ediciones, 2013)

Notas:

(1) Ver Dakar, nocividad y progreso, La Oveja Negra nro. 11 (dezembro de 2013)
(2) Ver Não vai ter copa!, La Oveja Negra nro. 17 (junho 2014)

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/09/07/espanha-6-500-migrantes-mortos-no-canteiro-de-obras-da-copa-do-mundo-do-qatar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/08/15/catar-operario-morre-em-obra-de-estadio-da-copa-do-mundo-de-2022/

agência de notícias anarquistas-ana

pousada na lama,
a borboleta amarela,
com calor, se abana

Alaor Chaves