[Espanha] CNT Salamanca ganha a readmissão no Coliseé Santa Marta

Trabalhadora recebe contrato permanente

Da CNT-Salamanca relatamos o encerramento do conflito com o Lar de idosos Coliseé Santa Marta. Obtivemos a reintegração de nossa companheira e a conversão de seu contrato em contrato permanente.

A trabalhadora, que havia firmado dois contratos temporários duvidosos, estava em licença-maternidade. Da CNT, tínhamos denunciado que seu contrato estava em fraude de lei, já que a trabalhadora estava desempenhando funções estruturais.

A maternidade da trabalhadora, a resistência desta empresa em fazer contratos por tempo indeterminado e o fato de nossa companheira não se calar e exigir seus direitos fez com que acontecesse o que temíamos: em junho ela foi informada de que seu contrato não seria renovado, o que, na realidade, é um despedimento encoberto.

Diante desta situação, o sindicato tentou falar com a empresa, que nada mais fez do que arranjar desculpas em vez de assumir sua responsabilidade. Portanto, não tínhamos outra alternativa senão recorrer à ação legal e tornar público o conflito através da distribuição de folhetos.

Finalmente, a empresa, consciente da insustentabilidade de sua posição, concordou em reintegrar a trabalhadora e tornar seu contrato permanente.

Esta é uma situação tristemente comum nesta empresa e neste setor. Além das duras condições de trabalho (escassez sistemática de pessoal, dificuldades em conciliar trabalho e vida familiar, altas exigências e pouco reconhecimento, etc.), as empresas se recusam a tornar os contratos permanentes e a nos proporcionar estabilidade no emprego.

Com este conflito, temos mostrado que não precisamos continuar engolindo. Se nos organizarmos, podemos fazer frente aos abusos e melhorar nossas condições de trabalho.

Continuaremos a lutar nesta empresa e no setor de saúde e assistência social pela dignidade de nosso trabalho. Uma dignidade que os patrões tentam pisar todos os dias. Mas quanto mais pessoas nós somos, mais podemos fazer.

Gostaríamos de terminar expressando nossos sinceros agradecimentos por todas as expressões de apoio que recebemos do pessoal e de suas famílias.

Precariedade do trabalho = Precariedade de cuidados!

Pela dignidade do trabalho social e de saúde! Organiza-te e luta!

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/cnt-salamanca-consigue-la-readmision-en-colisee-santa-marta/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

É muito silêncio
enquanto as flores não crescem
e os poetas dormem.

Eolo Yberê Libera