“É necessário dissecar este cadáver”: o caso do primeiro brasileiro expulso do Partido Comunista do Brasil.

Por Hamilton Santos

Durante a Primeira República o movimento operário brasileiro se desenvolveu e se fortaleceu. A partir da primeira década do século XX os setores mais combativos do proletariado se organizaram através do sindicalismo revolucionário, de inspiração libertária2. O sindicalismo revolucionário foi o mais combativo paradigma sindical, que organizou e protagonizou relevantes lutas por direitos trabalhistas e melhorias nas condições de sobrevivência dos trabalhadores. Operários anarquistas realizaram um grande esforço para construir uma agenda contra-hegemônica, uma visão de mundo própria, que lhes permitia entender a exploração burguesa e desenvolver a ideia de superação do modo de produção vigente. A experiência do movimento anarquista no Brasil foi intensa, forte e despertou uma brutal e constante repressão da classe dominante.

Em 1906, aconteceu o Primeiro Congresso Operário Brasileiro que organizou a Confederação Operária Brasileira em 1908. Essa organização operária tinha o objetivo de unificar as lutas dos sindicatos revolucionários sob a perspectiva anarquista. A influência da ideologia ácrata sobre os setores mais combativos do proletariado brasileiro ganhou grande importância em 1906 e durou até o fim da Primeira República (PEREIRA, 2012: 38).

Em 1913, aconteceu o Segundo Congresso Operário Brasileiro. Também foi organizado e influenciado pelo sindicalismo revolucionário. Os anarquistas estiveram na liderança dos dois primeiros congressos operários. Tal fato nos permite afirmar a hegemonia do sindicalismo revolucionário no movimento operário da Primeira República. A revolução bolchevique de 1917 influenciou os movimentos operários em diversas partes do mundo. A análise da influência do advento bolchevique nos meios operários brasileiros, organizados pelos anarquistas, socialistas e ‘sindicatos amarelos’, se faz necessária, pois o evento revolucionário alterou o desenvolvimento e trajetória das lutas sociais no Brasil e no mundo. Inicialmente, a Revolução Russa despertou euforia nos grupos libertários que militavam no movimento operário brasileiro. Muitos acreditavam que o movimento revolucionário russo era uma revolução anarquista que findou a exploração capitalista na Rússia. (BANDEIRA, 2017: 345).

>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:

https://ielibertarios.wordpress.com/2023/06/01/e-necessario-dissecar-este-cadaver-o-caso-do-primeiro-brasileiro-expulso-do-partido-comunista-do-brasil/?fbclid=IwAR0RYPOs2g8pBfTO_-c1pgzsvo_K-xwtSHPxEKcj9DazbEhL_pIlfW09VmQ

agência de notícias anarquistas-ana

O lírio levanta
no meio da noite
seu copo de leite.

Luiz Bacellar