[Irlanda] Wobblies na Feira do Livro Anarquista de Dublin

O tão esperado retorno da Feira do Livro Anarquista de Dublin ocorreu no sábado, 20 de maio. Depois de vários anos na geladeira, o retorno ao local do Teachers Club no centro de Dublin foi bem-vindo por ativistas de todo o país.

“Viemos de West Meath passar o dia para ter a chance de conhecer ativistas e assistir a algumas das palestras. Estou planejando participar da palestra sobre habitação com o CATU e o IWW e ela espera participar da sobre direitos das pessoas com deficiência e ativismo”, disse um dos presentes.

Outro participante disse: “Eu me inscrevi para os Trabalhadores Industriais do Mundo (IWW, sua sigla em inglês) algumas semanas atrás, sabia que eles estariam aqui hoje. Ganhei uma camiseta e acabei de assistir a uma das palestras sobre solidariedade com prisioneiros, pois recentemente me interessei em política abolicionista. Não há nada como isso na Irlanda e estou muito feliz por ter vindo hoje. Sou dos arredores de Dublin”.

Membros da filial da IWW na Irlanda de diferentes partes do país tinham uma barraca de informações da IWW e participaram de várias reuniões e oficinas sobre como escrever para prisioneiros. Quando o evento chegou ao fim, um porta-voz do IWW disse: “Foi ótimo participar do que foi um evento histórico da esquerda radical na cidade. Foi ótimo ver a feira do livro de volta após uma ausência de vários anos, então esperamos que isso se torne um evento anual no calendário político mais uma vez”.

“Para um sindicato revolucionário como o IWW, era importante estar aqui e fazer conexões com outros grupos e campanhas de base. Para chegar aos participantes, converse com eles sobre o IWW e o trabalho em que estamos envolvidos localmente e ao redor do país”.

“Alguns nunca ouviram falar da organização sindical na Irlanda, o que nos diz que precisamos ser muito mais visíveis do que temos sido, enquanto outros vieram tirar algumas dúvidas e até se inscrever para se tornarem ativos. Foi ótimo e gostaríamos de agradecer aos organizadores pelo esforço que fizeram para criar um evento tão brilhante como este em Dublin. Foi um grande dia.”

Membros do Comitê de Organização dos Trabalhadores Encarcerados realizaram uma bem-sucedida Oficina de Redação de Cartas para Prisioneiros na feira do livro, que também teve boa participação. Os participantes ouviram falar que os membros do trabalho estão envolvidos em primeira mão, mostrando solidariedade aos prisioneiros e escreveram uma série de mensagens de solidariedade a vários prisioneiros do IWW que recebem apoio contínuo.

O evento terminou com o que foi, sem dúvida, uma das mais altas salvas de palmas dos eventos do dia e o importante trabalho de organização do interior. Os participantes retornaram ao fundo do prédio para várias fotos de solidariedade com os Craigavon Two e também com a CNT Xixón, que estão enfrentando prisão pelo Estado espanhol por seu ativismo sindical.

>> Mais fotos: https://www.onebigunion.ie/post/wobblies-at-the-dublin-anarchist-bookfair

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

Num banco de praça
a sombra de um velho assombra
o vento que passa.

Luciano Maia