[Itália] 2 de junho. Marcha dos desertores

Um primeiro vislumbre do verão apareceu ontem (02/06) na Piazza Vittorio, onde centenas de antimilitaristas se reuniram para contestar as cerimônias militaristas e a embriaguez nacionalista que, mesmo em Turim, marcaram o dia 2 de junho. Uma praça vasta e plural, com muitas vozes unidas pela firme intenção de emperrar a máquina do militarismo.

Depois de uma hora de discursos e música, a manifestação se transformou em uma marcha e tomou a Via Po, para chegar à Piazza Castello, onde os militares estavam prestes a começar sua apresentação. A formação da polícia era impressionante. Ao longo do percurso, muitas pessoas aplaudiram os manifestantes e ouviram os discursos.

A Piazza Castello foi transformada na praça dos desertores.

Vários desafios nos aguardam nos próximos meses. O movimento antiguerra poderá crescer na conexão cada vez mais forte com as lutas territoriais antimilitaristas, na oposição à militarização dos territórios e à economia de guerra, na conexão com as lutas sociais. Em Turim, impedir o nascimento da Cidade Aeroespacial e o estabelecimento da OTAN é um compromisso concreto inevitável.

Federação Anarquista de Turim – Assembléia Antimilitarista

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/06/01/italia-mocoes-e-documentos-da-federacao-anarquista-italiana/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/05/31/italia-boicotemos-a-festa-antimilitarista-do-dia-2-de-junho/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/05/29/italia-acampamento-antimilitarista-anarquista/

agência de notícias anarquistas-ana

ao voltar dos campos
abro a porta
e a lua entra comigo

Rogério Martins