[Portugal] Artista de rua cria tapete de notas de dinheiro para criticar visita do Papa

O artista de rua português Bordalo II invadiu um espaço restrito do Parque Tejo, em Lisboa, e estendeu uma espécie de “tapete de dinheiro” no local, com reproduções de notas de 500 euros na escadaria do altar a poucos dias do começo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Segundo o artista, para conseguir ter acesso ao altar-palco do Papa Francisco, Bordalo II se disfarçou de trabalhador da JMJ. Em sua rede social, ele chamou a obra de “walk of shame” (caminhada da vergonha) e criticou o uso de dinheiro público para custear o encontro católico.

“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana”, escreveu o artista no Instagram.

Os custos elevados da construção do palco foram motivo de polêmica no começo deste ano. Em fevereiro, o orçamento para o projeto acabou reduzido de 5,2 milhões de euros para 2,9 milhões de euros, assegurados pela Câmara Municipal de Lisboa.

A jornada acontece na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto e contará com a presença do Papa Francisco. A estimativa de público é de 1 milhão de pessoas –o dobro da população de Lisboa.

Fonte: agências de notícias

agência de notícias anarquistas-ana

A velha mão
segue traçando versos
para o esquecimento.

Jorge Luis Borges