[França] Anarquistas Contra a Guerra

Comunicado da secretaria de Relações Internacionais da FA sobre o Oriente Médio

Muitas guerras estão em andamento, econômicas e sociais, ambientais e religiosas. Todas elas envolvem o genocídio de mulheres, principalmente nas teocracias islâmicas. No entanto, as únicas guerras que são amplamente cobertas pela mídia e que são objeto de todos os tipos de comunicados à imprensa são aquelas de interesse do capitalismo e de suas potências, conflitos militarizados que envolvem nacionalismo e demarcação de fronteiras e, portanto, o controle de riquezas exploráveis, os interesses financeiros, a venda de armas e a logística, os interesses industriais da reconstrução etc. Em suma, guerras travadas por Estados, seus exércitos e suas milícias.

A guerra no Oriente Médio coloca o imperialismo e o colonialismo de um governo de extrema direita que defende o Estado de Israel contra a ditadura de um movimento armado em Gaza, o Hamas, que aspira criar um Estado islâmico, uma teocracia na qual os palestinos serão as primeiras vítimas.

A Federação Anarquista, que é anticapitalista, antiestatal, antinacionalista, antimilitarista, antissexista, antirracista e anticlerical, diz não à guerra. Os anarquistas estão do lado das vítimas civis, dos prisioneiros de consciência em Israel e em outros lugares que se recusam a servir no exército, dos reservistas israelenses que recusam a guerra, das mulheres e dos homens em Gaza que sofrem dupla punição (do Hamas e do governo Netanyahu), dos ateus de ambos os lados do muro.

A Federação Anarquista francófona, presta homenagem aos companheiros e companheiras de Israel, “Anarquistas Contra o Muro”, que, de acordo com os relatos iniciais, estavam entre as vítimas do ataque sangrento do Hamas em 7 de outubro contra um festival de música pacífico ao ar livre “do outro lado”.

A Federação Anarquista apoia os grupos israelenses que resistem à guerra (organização de manifestações contra a guerra, equipes civis de desescalada, etc.).

A Federação Anarquista é a favor de uma resistência palestina libertária que não seja subserviente, como é hoje, a um único movimento político e a um ditame religioso.

Mais do que nunca: “Nem deus nem mestre!”

Federação Anarquista

14 de outubro de 2023

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/12/franca-parem-com-a-barbarie/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/12/chile-a-guerra-na-palestina-uma-visao-anarquista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/12/franca-belgica-lamentamos-as-vitimas-dos-massacres-em-israel-e-na-palestina-comunicado-das-mulheres-judias-e-dos-judeus-revolucionarios/

agência de notícias anarquistas-ana

Chuva cai lá fora
No batuque das goteiras.
Eu durmo tranqüilo.

Natacha Lemes Batistão