Mineração de urânio no Ceará: lucro para as empresas e morte para o povo.

Comunicado da FOBCE (Federação das Organizações de Base do Ceará)

10/10/2023

Dando continuidade ao projeto de Bolsonaro (PL) de expansão da indústria nuclear, o Governador Elmano (PT) assinou um memorando de entendimento com a Consórcio de Santa Quitéria para garantir a mineração de Urânio e Fosfato na jazida de Itataia com o investimento de 2,3 bilhões.

Enquanto o fosfato servirá para produção de fertilizantes para o agronegócio, que são uma grande causa de poluição das águas, o que é mais absurdo é as consequências da mineração de urânio. A empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), integrante do consórcio, afirma que a previsão é extrair 2.300 toneladas de urânio concentrado por ano.

O urânio é uma teria radioativo que pode causar: vários tipos de câncer, malformação dos fetos, envenenamento, anomalias genéticas e graves danos ambientais. Sua contaminação pelo ar e pelas águas pode atingir vários municípios do Ceará, inclusive a capital.

Uma terrível contradição é que o projeto vai precisar de muita água em um município do semiárido com bastante falta d’água. Será preciso o equivalente a 115 carros-pipa por hora enquanto a população local vive com 25 a 36 carros-pipa por mês.

A FOBCE – Federação das Organizações de Base do Ceará – se coloca contra este projeto de morte e somará forças junto ao povo cearense para resistir até o fim em defesa da vida!

Organizações Federadas à FOBCE:

SIGACE: Sindicato Geral Autônomo do Ceará

RECC-CE: Rede Estudantil Classista e Combativa do Ceará

Organização Popular Terra Liberta

lutafob.org

agência de notícias anarquistas-ana

Se mira na poça
de lama do pátio
a lua vaidosa

Luiz Bacellar