[Itália] Quebrando as asas do militarismo. Passeata antimilitarista em Turim

Uma aposta ganha. Uma grande passeata antimilitarista deslocou-se pelas ruas de Turim, rompendo a cortina de fumaça que envolve a indústria bélica e o mercado de armas aeroespaciais em nossa cidade.

De 28 a 20 de novembro, as reuniões do setor aeroespacial e de defesa serão realizadas em Turim. A exposição-mercado é reservada para pessoas da área: fábricas do setor, governos e organizações internacionais, representantes das forças armadas, empresas contratadas. No All’Oval, serão assinados acordos comerciais para armas que destroem cidades inteiras, massacram civis e envenenam terras e rios. O setor aeroespacial produz caças-bombardeiros, mísseis balísticos, sistemas de controle de satélites, helicópteros de combate e drones armados para ação a distância.

Nas reuniões do setor aeroespacial e de defesa, jogos mortais estão sendo manipulados contra milhões de pessoas em todos os lugares: as armas italianas, lideradas pela gigante pública Leonardo [a empresa trabalha nas áreas da defesa, aeroespacial, segurança, automação, transporte e energia], estão presentes em todos os teatros de guerra. Nos mesmos dias, será lançada a pedra fundamental da cidade aeroespacial, um novo centro de armas promovido pela Leonardo e pelo Politécnico de Torino.

Turim é candidata a se tornar um dos principais centros do setor bélico em nosso país.

Alguns dizem não, outros ficam no caminho.

Sábado, 18 de novembro, foi um dia importante de luta contra o militarismo e a guerra.

A manifestação, convocada pela Assembleia Antimilitarista, contou com a presença da “Coordenação de Turim contra a guerra e aqueles que a armam” e de delegações de muitas lutas contra bases militares, campos de tiro, quartéis e fábricas da morte. Havia coordenações e assembleias territoriais de Livorno, Pisa, Carrara, Reggio Emilia, Palermo, Trieste, Pordenone, Milão, Roma e Ragusa.

A passeata começou na Porta Palazzo, o coração popular da cidade, precedida pela Murga e pela Bursting Brass Band, com ações performáticas que catalisaram a atenção das muitas pessoas que cruzavam a Porta Palazzo nas tardes de sábado.

A manifestação seguiu para o centro e terminou na Piazza Vittorio.

Durante todo o percurso, houve discursos das realidades antimilitaristas que participaram da manifestação.

Muitos temas foram abordados. Na Porta Palazzo, os discursos se concentraram na guerra contra os migrantes no Mediterrâneo e nas travessias dos Alpes, na militarização dos CPRs e na construção de campos de concentração na Albânia, bem como no tema da decolonialidade, como uma ferramenta fundamental para desmantelar toda a retórica nacionalista em um contexto de solidariedade internacionalista entre os oprimidos e os explorados.

Em seguida, houve discursos contra a militarização das escolas e a colaboração entre o Politécnico de Turim e a Leonardo, contra a economia de guerra e os gastos militares, contra Muos [sistema de armas de destruição em massa] e a base de Sigonella, contra a nova base dos Carabinieri em Pisa e os campos de tiro em Friuli, contra o mercado de armas e a indústria bélica, contra as missões militares no exterior e a militarização de nossas cidades.

A Turim antimilitarista deu um sinal forte e claro: opor-se a um futuro para a cidade ligado à pesquisa, à produção e ao comércio bélicos é uma forma concreta de se opor à guerra e àqueles que a a(r)mam.

As armas que matam homens, mulheres e crianças em todos os lugares são produzidas na porta de nossa casa.

Jogar areia nas engrenagens do militarismo é possível. Isso depende de cada um de nós.

As lutas antimilitaristas muitas vezes retardaram a disseminação da máquina de guerra, bloqueando suas articulações em nossos territórios.

Mas isso não é suficiente. Da Ucrânia ao Oriente Médio, estão em andamento conflitos violentos que podem eclodir muito além das esferas regionais envolvidas.

Lutar contra a guerra e o militarismo é uma necessidade inevitável.

Um futuro sem guerra é construído pela destruição de uma ordem social e política baseada na exploração e na dominação.

Contra todos os exércitos, por um mundo sem fronteiras!

Próximo encontro:

Terça-feira, 28 de novembro / 12 horas / Presidio at the Oval na via Matté Trucco 70

Não aos traficantes de armas!

Não às reuniões do setor aeroespacial e de defesa!

Não à indústria de armas!

Assembleia Antimilitarista – Turim

antimilitarista.to@gmail.com

www.anarresinfo.org

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/20/italia-convenio-da-fai-mocao-antimilitarista/

agência de notícias anarquistas-ana

vento muda
ares de chuva
tua chegada

Camila Jabur