[Reino Unido] Benjamin Zephaniah 1958-2023

Na quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, foi anunciado que Benjamin Zephaniah, aos sessenta e cinco anos, havia falecido nas primeiras horas com sua esposa ao seu lado; oito semanas antes, ele havia sido diagnosticado com um tumor cerebral. Nascido em 15 de abril de 1958, ele deixa para trás um vasto legado de poemas, literatura, música, televisão e rádio. Benjamin viveu uma vida extraordinária; ele foi uma pessoa fenomenal que criou arte inovadora que impactou positivamente várias gerações. Poeta, autor, músico, performer e ativista são apenas algumas dos rótulos que definem o homem, mas, para dizer a verdade, ele era uma força da natureza cuja morte deixa um enorme vazio na humanidade que só pode ser parcialmente saciado pelo corpo de trabalho que ele deixou para nós.

Quando me pediram para escrever um obituário sobre o falecimento de Benjamin, fiquei intimidado com a tarefa, porque como qualquer palavra poderia realmente transmitir a natureza de espírito livre de sua visão, arte e vida? Embora eu lute para articular cada conquista ao longo de seu tempo aventureiro na Terra, quero lembrar dele através de minhas experiências pessoais de ter tido a sorte de conhecê-lo e trabalhar com ele. Benjamin era caloroso, perspicaz e basicamente uma pessoa incrível em todos os sentidos.

O termo ‘homem do povo’ muitas vezes é usado, especialmente pela classe política, para se fazerem parecer comuns e não abomináveis para a população em geral. É um clichê que hesito em usar, mas descreve como me sinto em relação a Benjamin Zephaniah. Ele era um verdadeiro ‘homem do povo’, defendendo a classe subjugada e oprimida ao longo de sua vida, mantendo-se firmemente enraizado em suas raízes. A manifestação de sentimentos desde sua partida e inúmeras lembranças positivas e memórias pessoais das interações das pessoas com Benjamin reafirmam a noção de que ele se conectou e inspirou muitos.

Nascido em abril de 1958 em Birmingham, Benjamin começou a se apresentar com poesia na adolescência, apesar de ter dificuldades na escola por causa da dislexia; ele foi expulso da educação, incapaz de ler e escrever, mas mais tarde alcançaria múltiplos diplomas honorários e se tornaria Professor de Escrita Criativa na Universidade de Brunel. Ele foi enviado para um centro de detenção na juventude e foi encarcerado por roubo na adolescência. De origens humildes, com as probabilidades de sucesso contra ele, ele se tornaria um ‘titã da literatura britânica’ (The Black Writers Guild) que entreteve e provocou com suas palavras. Ele se mudou para Londres em 1978, lançando sua primeira coleção de poesia, Pen Rhythm, e se apresentando em protestos políticos contra o racismo, brutalidade policial e apartheid na África do Sul.

Sua escrita está incluída no Currículo Nacional e inspirou várias gerações; inúmeras pessoas já me disseram como amavam seus poemas quando crianças; seu impacto em inspirar crianças com poesia é extraordinário. É difícil resumir sua vasta produção, mas vale mencionar “Rasta Time In Palestine”, inspirado em sua visita aos territórios ocupados, e “What Stephen Lawrence Has Taught Us”, uma resposta ao assassinato racista. Sua poesia sempre foi relevante para os tempos e situações ao seu redor, frequentemente franca e defendendo os oprimidos. Até sua poesia infantil, como “Talking Turkeys”, encapsula sua paixão pelos direitos dos animais e veganismo. Benjamin era um homem justo, motivado a elevar os pobres e marginalizados; ele era a encarnação perfeita do arquétipo rasta. Reflexivo, inteligente, envolvente, divertido, afiado e espirituoso.

Junto à poesia, ele também escreveu vários livros, como “Refugee Boy”, explorando o tema do asilo político ao seguir um jovem que vem para Londres fugindo da guerra no leste da África. A escrita de Benjamin foi muito influenciada pela cultura jamaicana, e ele era considerado um ‘Dub Poet’. Ele teve uma carreira musical prolífica, produzindo vários álbuns, e foi a primeira pessoa a se apresentar com The Wailers em uma homenagem a Nelson Mandela após a morte de Bob Marley. Ele também era ator; apareceu em catorze episódios de Peaky Blinders, ambientada em sua cidade natal de Birmingham. Ele era um orgulhoso Brummie. Benjamin levava sua alimentação e saúde muito a sério, mantinha-se em boa forma e era um especialista em artes marciais. Ele era um homem de paz e amor, mas tenho certeza de que poderia ter sido um ninja se quisesse.

Tive a sorte de conhecer e trabalhar com Benjamin; nos tornamos bons amigos, e sinto-me profundamente honrado por ter tido a oportunidade de compartilhar tempo com uma pessoa tão incrível. Eu o conheci em 2005; ao longo desse ano, eu estava envolvido na direção/produção de quatro vídeos musicais para o álbum dele, “Naked”, além de também termos filmado alguns poemas curtos em sua casa para um projeto de DVD. Desde sua partida, muitas pessoas falam sobre como ele era acessível e aberto; entrei em contato inicialmente com seu agente, tentando tê-lo em meu primeiro filme, sem orçamento, “The Plague”. Fiquei surpreso quando Benjamin me ligou para dizer que estava fora, então não poderia participar do filme, mas me desejou sorte. Acabei enviando a ele uma cópia final do filme, o que resultou nele me enviar seu álbum prestes a ser lançado, “Naked”. Eu era um cineasta ninguém sem orçamento algum, mas ele queria trabalhar comigo, então começamos a fazer nosso primeiro vídeo juntos na Rong Radio Station.

Minhas lembranças de Benjamin sempre se baseiam em visitas à sua casa em Beckton, quando ele ainda morava em Londres; por fora, parecia apenas uma casa geminada comum, mas por dentro era um tesouro que refletia os muitos interesses e experiências de Benjamin. Sempre que eu o visitava, comumente havia batidas na porta de vizinhos que queriam conversar com ele; Benjamin era realmente um pilar da comunidade com quem qualquer um podia conversar. Embora suas paredes fossem adornadas com fotos emolduradas de inúmeros músicos famosos, políticos e pessoas celebradas, ficava claro que ele ainda estava à vontade conversando com seus vizinhos da classe trabalhadora. Suas conquistas foram enormes e globais, mas sua natureza e espírito eram fundamentados e pé-no-chão. Falávamos frequentemente sobre classe; lembro-me dele me contando como percebeu que a classe estava tão arraigada na sociedade britânica pelo fato de que, ao enviar uma carta, você tem que decidir se é um selo de ‘primeira classe’ ou ‘segunda classe’ – ele comentou sobre como a divisão está enraizada nos menores detalhes da vida cotidiana.

Benjamin era uma pessoa profundamente pensativa, considerada e aberta. Sentado em sua sala de estar, tomando chá verde, ele me contou sobre como cometeu violência doméstica contra uma ex-companheira em seu passado. Ele falou eloquentemente sobre seus sentimentos de arrependimento, como aprendeu com essa experiência e como mudou. Foi notável ouvir alguém reconhecer suas falhas de uma maneira tão reflexiva e positiva. Ficou claro ao falar com Benjamin que ele era consciente de seu sucesso, garantindo que sua voz sempre se levantasse em prol de causas justas e apoiando financeiramente inúmeras organizações, como abrigos para mulheres vítimas de violência doméstica. Ele nunca vacilou em seus princípios de sempre se posicionar, falar e apoiar os oprimidos e negligenciados em nossa sociedade global.

Tínhamos conversas profundas sobre temas que iam desde o rastafarianismo, religião, capitalismo, estado, fascismo e anarquismo até filmes, literatura e nosso amor mútuo por Roots Manuva. Enquanto fazíamos o vídeo da Rong Radio Station, lembro-me de olharmos propagandas subversivas antigas do Reclaim The Streets e do May Day para inspiração. Sua casa refletia seu espírito, modesta por fora enquanto que por dentro era profundamente rica em experiência. As prateleiras estavam cheias de fotos, bugigangas e livros refletindo como Benjamin tinha inúmeras histórias de pessoas interessantes que conheceu, situações em que esteve e momentos de sua vida que impactaram a pessoa que ele se tornou. Pilhas de leite de soja mostravam como o veganismo e os direitos dos animais estavam enraizados em sua vida, sua academia convertida no quintal era uma prova de sua crença em saúde e vida limpa, e o estúdio de música que ele havia construído capturava seu amor pela música, ritmo e poesia. Pendurada no cabide ao lado da porta da frente voava orgulhosamente a bandeira palestina, uma causa apaixonada mantida perto de seu coração.

Embora tenha alcançado um número notável de realizações positivas ao longo de sua vida, um dos eventos frequentemente mencionados é quando Benjamin rejeitou a Ordem do Império Britânico (OBE) em 2003. Seus sentimentos estão perfeitamente articulados em um recente vídeo viral: “Eu tenho lutado contra o império toda a minha vida; tenho lutado contra a escravidão e o colonialismo toda a minha vida. Tenho escrito para me conectar com as pessoas, não para impressionar governo ou monarquia. Então, como eu poderia aceitar uma honra que coloca o império em meu nome?”. A rejeição justificada e fundamentada gerou muitas colunas de indignação moral na imprensa. Benjamin mais tarde brincaria sobre quantas vezes as entrevistas o questionariam sobre isso. Eles perguntariam sobre algo que ele não fez; ele comparava com suco de laranja; ele não bebe suco de laranja, mas continua sendo perguntado sobre por que não bebe suco de laranja. Em vez de perguntar sobre algo que ele não fez, ele preferia falar sobre as coisas que ele fazia.

Tive a incrível sorte de ter uma visão da vida real de Benjamin; ele era uma pessoa fascinante e inspiradora, e provavelmente só capturei um pequeno instantâneo de quem ele realmente era. Uma coisa que sei com certeza é que, embora fosse mais conhecido como poeta e escritor, ele não apenas falava; quando se tratava do que ele acreditava e das causas pelas quais era apaixonado, ele realmente agia. Ele não apenas defendia causas radicais e ação direta; ele participava delas. Ele era conhecido por seu veganismo e pelos direitos dos animais, mas também colocava a mão na massa. Ele participou de ações de libertação animal, brincando comigo sobre a dificuldade de esconder os dreads debaixo de um capuz. Ele era conhecido por seu trabalho contra o racismo, mas menos conhecido por participar do antifascismo militante de ação direta, onde suas habilidades em artes marciais eram postas em prática. Tive a sorte de ouvir algumas de suas histórias emocionantes, memórias afetuosas que guardarei em meu coração agora que ele se foi.

Benjamin Zephaniah se denominava anarquista; sua vida de princípios e proativa incorpora o espírito de ajuda mútua e solidariedade. Ele era um homem do povo e acreditava no poder do povo; ele chegou ao anarquismo não por uma perspectiva acadêmica ou histórica, mas por uma visão de senso comum e justa de como um mundo igualitário deveria ser. Deixo as últimas palavras de sua filosofia de vida com o mestre da linguagem, ele mesmo: “Foda-se o poder – vamos apenas cuidar uns dos outros. A maioria das pessoas sabe que a política está falhando. O problema é que elas não conseguem imaginar uma alternativa. Elas não têm confiança. Eu simplesmente ignorei toda a propaganda, desliguei a ‘televisão mentirosa’ e comecei a pensar por mim mesmo. Então eu realmente comecei a conhecer pessoas – e acredite em mim, não há nada tão bom quanto conhecer pessoas que estão seguindo com suas vidas. Administrando fazendas, escolas, lojas e até economias em comunidades onde ninguém tem poder. É por isso que sou anarquista.”

Benjamin Obadiah Iqbal Zephaniah (15 de abril de 1958 – 7 de dezembro de 2023)

Greg Hall

Diretor de Cinema, Escritor & Anarquista

Fonte: https://freedomnews.org.uk/2023/12/12/benjamin-zephaniah-1958-2023/#

Tradução > fernanda k.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/12/13/reino-unido-poeta-britanico-e-autoproclamado-anarquista-benjamin-zephaniah-morre-aos-65-anos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/12/13/reino-unido-morre-benjamin-zephaniah/

agência de notícias anarquistas-ana

amor de verão
pipa rompeu a linha
fugiu com o vento

Alonso Alvarez