[Itália] Lembrando o anarquista Gian Domenico Zucca “U Stuk”

Por Laboratorio Anarchico Perlanera 

Recebemos a triste notícia da morte do companheiro anarquista Gian Domenico ZUCCA.

Estamos profundamente tristes. U Stuk, como gostava de ser chamado, era um amigo brilhante e de caráter incomum. Sem dúvidas original, introvertido, culto, professor de matemática, estudioso de história, antropologia, ecologia, geologia, linguística, dialetologia, semântica e muito mais. Ele ainda escreveu vários ensaios em revistas locais e nacionais.

Era extremamente apegado à sua terra natal, Castellazzo Bormida e à cultura popular, da qual foi, não só um admirador, mas um investigador assíduo.

Professor, formado em geologia, que nutria múltiplos interesses culturais, e se interessava pela história camponesa e pelo movimento anarquista, decidiu em um determinado momento da sua vida falar como os mais velhos de sua terra, claramente sua própria língua. Então, ele conversaria com você no dialeto de Castellazzo Bormida. Você tinha que entendê-lo, pois ele não iria explicar o que dizia.

Embora já não fosse um anarquista ativo há algum tempo, nunca deixou de ser um companheiro. Foi colaborador do Seme Anarchico com alguns escritos sobre 1968 em Gênova e sobre os anarquistas de Castellazzo Bormida (AL).

Sem dúvida o seu livro mais interessante conta a vida do bandido anarquista Sante Pollastro, publicado em 2003: “Sante Pollastro, o bandido de bicicleta“, I Grafismi, Boccassi.

Participou da conferência sobre Sante Pollastro organizada pelo Laboratorio Anarchico Perlanera (de 22 a 23 de maio de 2010) no Museu Gambarina em Alexandria.

Adeus “U STUK”. Que a terra descanse levemente sobre você.

Tradução > meiocerto

agência de notícias anarquistas-ana

sinos do Centro
o som não vem da igreja
vem de dentro

João Angelo Salvadori