[Reino Unido] Colin Ward: Anarquia Cotidiana, o documentário

Colin Ward foi o principal escritor – e um dos maiores pensadores – de uma filosofia que permanece mal compreendida, mas que possui uma profunda relevância para nós hoje. Sua maior crença era nas pessoas e na liberdade como uma atividade social, mas, mais importante ainda, que ela sempre está enraizada no local e no cotidiano.

Para marcar o centenário do nascimento de Ward em 2024, Patrick Bernard – um produtor de áudio baseado em Norwich – está financiando coletivamente um documentário em áudio sobre Colin Ward, que conta a história da anarquia no Reino Unido através de sua vida e obra e uma história alternativa do século XX vista de uma perspectiva anarquista.

O documentário será gravado e editado na primavera/verão de 2024. Em seguida, será transmitido ainda este ano na Resonance FM – uma estação de rádio de artes comunitárias sediada em Londres – e em uma série de eventos e exposições atualmente em organização.

No documentário, ouviremos de especialistas contemporâneos e praticantes em muitos campos sobre os quais Ward escreveu durante sua longa e variada carreira – de hortas e arquitetura ao planejamento, educação e meio ambiente – e que ainda são influenciados pelas ideias em seus livros e os muitos artigos que ele escreveu em jornais e revistas como Freedom e Anarchy.

Também ouviremos amigos, familiares e companheiros anarquistas, e o próprio homem no rico material de arquivo que ele deixou – desde suas muitas aparições na mídia até entrevistas e gravações de suas e de outras coleções pessoais – mas também em livros clássicos como Anarchy in Action, Arcadia for All, Cotters and Squatters e The Allotment, que continuam sendo lidos, reimpressos e republicados.

O documentário acompanhará o progresso de sua educação e ideias anarquistas, desde sua infância em Essex e exposição inicial ao anarquismo, sua experiência na guerra e envolvimento com o grupo e julgamento da Freedom Press, até finalmente tornar-se fundador e editor da revista Anarchy. Também seguirá sua carreira profissional, que correu paralela às suas atividades anarquistas, começando com seu aprendizado como desenhista do arquiteto Sidney Caulfield e continuando seu papel como oficial de educação dentro da Associação de Planejamento Urbano e Rural.

Descobriremos como sua vida e trabalho caminhavam juntos e como seus muitos interesses pessoais e profissionais se refletem em sua escrita – por exemplo, como o trabalho pioneiro que ele fez no Boletim de Educação Ambiental inspirou seus livros Streetwork e The Child in the City, que exploram a relação entre crianças, brincadeiras e o ambiente urbano, e o que isso revela sobre a experiência e a participação mais ampla na sociedade.

Descobrimos que a anarquia não é – como comumente entendida – simplesmente sobre a falta de poder ou autoridade, mas é, em vez disso, uma teoria altamente complexa de organização. O anarquismo de Colin Ward não era nem utópico nem sectário, mas prático e pragmático, baseado no aqui e agora, no local e no cotidiano. A anarquia para ele não era um objetivo “indefinidamente remoto”, mas sempre já existente, ou para usar uma de suas frases favoritas do romancista Ignazio Silone, como “sementes sob a neve” que só precisavam ser nutridas para crescer.

De hortas a vilas, acampamentos de férias a playgrounds de aventura, a anarquia existe onde e quando indivíduos escolhem se associar e cooperar voluntariamente na busca de seus objetivos pessoais e coletivos – muitos ouvintes podem se surpreender ao descobrir que eles próprios são anarquistas!

Esta é uma oportunidade única de contar a história de uma tradição rica e negligenciada no pensamento britânico – e uma alternativa radical à política convencional – que encontrou seu maior defensor na figura de Colin Ward. O anarquismo é uma filosofia que continua a desafiar muitas de nossas crenças e suposições mais profundamente arraigadas, mas também fornece uma lição vital sobre como o mundo pode ser transformado não de cima para baixo, mas de baixo para cima – como uma semente sob a neve.

O produtor

Patrick Bernard é um produtor de áudio baseado em Norwich. Ele trabalha há vários anos na Resonance FM – uma estação de rádio de artes comunitárias sediada em Londres – e produziu documentários sobre uma ampla gama de assuntos, desde o escritor alemão W. G. Sebald e o poeta iídiche Avram Stencl até o papel da tradução na Revolução Francesa. Seu primeiro longa-metragem para a BBC, ‘Aprendendo com a Grande Maré’, sobre a Inundação do Mar do Norte de 1953, foi transmitido em janeiro de 2023. Visite seu site para mais exemplos de seu trabalho.

O financiador

O documentário será produzido de forma independente por Patrick Bernard – desde pesquisa e escrita até gravação e edição – e sua doação ajudará a financiar o projeto e cobrir os custos de produção, incluindo tempo, viagens e despesas.

O projeto é sem fins lucrativos, e quaisquer fundos restantes não utilizados na produção serão divididos entre a Freedom Press – que está atualmente arrecadando fundos para melhorar seu prédio – e a Resonance FM, que também depende de doações de seus apoiadores.

Apoie o projeto aqui: https://www.crowdfunder.co.uk/p/colin-ward-everyday-anarchy

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/12/20/reino-unido-lancamento-anarchy-in-action-de-colin-ward/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/25/italia-colin-ward-manifesto-por-uma-educacao-felizmente-anarquista/

agência de notícias anarquistas-ana

flor na lapela
noite de serenata
à janela

Carlos Seabra