[Bielorrússia] Vitória na reeleição de Putin na federação russa

Ninguém duvidava da capacidade de Vladimir Putin e de seu grupo em garantir uma margem superior a 50% para manter seu próprio poder. Seria ingênuo acreditar que qualquer ação no ambiente controlado das seções eleitorais pudesse afetar os percentuais exibidos nas telas do império russo e do planeta inteiro. Se você estragar a cédula, escrever uma mensagem nela ou destruir uma seção eleitoral, Putin ainda consistentemente ganhará.

Votos inteligentes, aplicativos em telefones e até mesmo orações não serão capazes de influenciar os resultados da votação.

Mas essa não é a vitória sobre a qual queremos falar hoje. Pelo contrário, queremos falar sobre a vitória política em torno da mobilização antes da própria eleição. Já era claro para um observador externo há meses que a oposição russa tentaria usar pelo menos parcialmente o cenário dos protestos na Bielorrússia na esperança de mexer alguma coisa. Comparecer às seções eleitorais ao meio-dia – este é o mesmo momento de assembleia descentralizada que se tornou um dos principais fatores organizacionais para os protestos pós-9 de agosto.

Mas infelizmente, a análise da oposição russa em grande parte ignorou o sucesso da rebelião bielorrussa e decidiu usar partes bastante simbólicas do protesto contra Lukashenko: desde a coleta de assinaturas para um político “novo”, até estranhas tentativas de escolher um político de direita permitido pelo regime de Putin como candidato de protesto.

Na Bielorrússia, em 2020, a mobilização de rua começou praticamente no primeiro dia do anúncio das próprias eleições. E o papel principal na preparação para a revolta contra a ditadura não foi desempenhado por alguns políticos conhecidos, mas por um número significativo de grupos auto-organizados em todo o país, até mesmo em pequenas cidades e vilarejos.

Por um lado, o controle relativamente rígido da rua pelo regime impediu qualquer organização dentro da Rússia. Mas, por outro lado, a situação em muitas regiões não é muito diferente em termos de repressão do que na Bielorrússia na primavera de 2020. Sim, oponentes políticos são detidos e deixados por 24 horas, e em alguns lugares por anos. Pessoas deixam o país por causa da repressão política, e a violência contra indivíduos é amplamente ignorada pela maioria da população.

A única diferença é que, enquanto na Bielorrússia havia novas forças políticas e um novo desejo de mudar as coisas, a oposição liberal russa de hoje é uma continuação da tradição de resistir vagamente à ascensão de Putin ao poder. Em vez de criar um movimento revolucionário, a oposição continua assistindo vídeos de blogueiros como Katz, esperando encontrar alguma explicação para sua própria impotência e para a estagnação de toda a sociedade.

Nesta atmosfera, é bastante fácil para Putin vencer – ele nem precisa de controle completo sobre a vertical como na Bielorrússia. Apesar de todo o caos dentro da Rússia, Putin continua a vencer a luta pelo poder não apenas por causa da força de seu próprio punho, mas também por causa da fraqueza dos oponentes do regime autoritário.

As eleições de 2024 mais uma vez mostraram a impotência da oposição russa em questões de mobilização política. Um número muito modesto de pessoas compareceu ao protesto no domingo (mesmo em comparação com os milhares que foram ao funeral de Navalny). Sim, houve fotos de filas do exterior, mas continua sendo um mistério para nós por que alguém deveria esperar em uma embaixada em Varsóvia se já conhece os resultados, e ninguém precisa encontrar qualquer “brecha” para reunir opositores do regime.

As tentativas da oposição de mostrar que nem todos os russos apoiam Putin recentemente se transformaram em uma espécie de paródia de luta política, e em vez de uma mudança real, é suficiente dizer que algumas centenas de pessoas compareceram à ação para ter sucesso. É importante aprender a se alegrar com pequenas coisas?

Putin venceu este ciclo de luta política com um efeito avassalador sobre a oposição – o assassinato de Navalny provocou um luto silencioso em vez de raiva, e a ideologia misantropa do mundo russo continua a ser uma realidade cotidiana.

Todos entendem perfeitamente que há pessoas suficientes na Rússia que se opõem à guerra, e até certo ponto, esse número pode afetar o fim do regime. Mas, neste estágio, não há uma força política dentro da própria Rússia capaz de mobilizar o potencial de protesto, e quanto mais a guerra durar, menos chance haverá de derrubar o regime. A Rússia, por mais fascista que fosse, permitia que várias forças políticas se organizassem de forma relativamente livre por um longo período de tempo. Mesmo hoje, projetos políticos que claramente contradizem a ideologia do Kremlin continuam a existir dentro do país. Mas quanto mais a crise avança, menor é a probabilidade de qualquer revolta social contra o regime.

Para os bielorrussos no exterior e dentro da ditadura de Lukashenko, as eleições na Rússia não trazem nenhuma esperança de mudanças políticas na região. Sim, em 2025 haverá uma nova reeleição de Lukashenko. Sim, historicamente este período tem sido o mais instável para o regime e tem atraído novas gerações de opositores da ditadura para os movimentos políticos. Mas continuamos a ver que quaisquer mudanças na Bielorrússia são impossíveis sem o colapso do regime de Putin. Mesmo que os bielorrussos saiam às ruas com pedras e paus, Putin não permitirá que Lukashenko perca o poder.

E se a sociedade russa não estiver pronta para se engajar na derrubada de Putin, a única saída para nós é apoiar a resistência ucraniana na guerra contra o chamado mundo russo. A derrota militar de Putin e o colapso político da ditadura russa serão uma contribuição importante para libertar a Bielorrússia da ditadura.

Fonte: https://pramen.io/en/2024/03/putin-s-reelection-victory-in-the-russian-federation/

Tradução > Fernanda k.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/02/19/bielorrussia-a-alma-russa-tao-misteriosa-ate-a-morte-de-navalny/

agência de notícias anarquistas-ana

Antigo casebre
Margaridas no quintal
de terra batida

Priscyla Momy Okuyama

Leave a Reply