[Uruguai] Comunicado Anarquistas de Cordón (Montevidéu) frente ao desalojo do local e a continuidade da luta

“Seguimos construindo sonhos sobre ruínas”

Em Cordón viemos trabalhando desde há muitos anos, antes de ocuparmos La Solidaria, desalojada pelo Estado em 2017, na auto-organização que se converteu em uma marca do bairro. Quando esse local foi desalojado, já trabalhávamos no novo, Cordón Norte, aberto à auto-organização local. O projeto de solidariedade organizada, contínua e séria, de todos estes anos, nos fez o que somos. Aprendemos a não temer as incertezas, a lutar pelo que é justo e a confiar no exemplo, acima de tudo. Cremos, porque experimentamos até o cansaço, nas potências coletivas, na força da solidariedade e na construção da liberdade.

Cordón foi e seguirá sendo uma referência de luta auto-organizada e de experimentação social. Imperfeita, por sorte, para seguir desenvolvendo-se, situada em nossa realidade específica, obstinada, contra todo domínio, e baseada na potência das relações livres. Sob um projeto que não tem temor em sujar as mãos, pusemos uma vez ou outra, nossas energias em confiar no que somos e podemos ser.

Hoje deixamos o local de Daniel Muñoz, onde sonhamos e fizemos tanto, onde centenas de pessoas aprendemos juntas que a horizontalidade, o mútuo apoio e o respeito generalizados são possíveis, onde nos equivocamos, aprendemos e voltamos a tentar mil vezes. Onde jamais nos rendemos à desesperança e onde sempre enfrentamos as forças da quietude, da impotência e da resignação.

Hoje nossa luta passa a um novo momento e pomos em prática nosso novo foco, várias de nossas oficinas se relocalizarão, forçados pelo desalojo imposto ao espaço, enquanto que nossa forma interna se reestrutura para poder incidir mais e melhor. A comunidade de luta do Cordón, nossa proposta concreta anárquica de auto-organização, buscará novas dinâmicas e fortalecimento. Montevidéu mudou, o centro da cidade está mudado e devemos transformar-nos também. Nem tudo é escolhido, mas abraçamos as dificuldades sem nos entristecermos e buscando nos potencializar através de nossa ética relacional e afirmativa.

Cordón Antiautoritário buscará ser uma resposta à crescente desigualdade, solidão capitalista e entrega do bairro à especulação. Tentará ser uma resposta anarquista e revolucionária a tanto desassossego social, a tanto derrotismo e falta de projetos. Em todos estes anos, muitos autoritarismos impotentes quiseram nos quebrar, não é a primeira vez tampouco que passamos pelos tribunais, mas sempre a convicção e a solidariedade nos tornaram fortes, não estamos para nos render.

Seguimos com a mesma fúria e convicção, sabemos que em um bairro auto-organizado, ninguém está só e cremos que é hora de ampliar as forças sociais. Nem um passo atrás.

Assembleia de Cordón Norte / Anarquistas de Cordón

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/27/uruguai-as-bases-sociais-anarquicas-do-bairro-cordon-de-montevideu/

agência de notícias anarquistas-ana

Mar agitado —
Estende-se até a ilha de Sado
A Via-láctea.

Bashô

Leave a Reply