[Grécia] Campanha de apoio financeiro para cobrir despesas legais de militantes perseguidos

Nos últimos anos, e especialmente após a mudança no poder político da social democracia do SYRIZA – que levou os movimentos a retroceder e regredir – para o governo neoliberal e de extrema-direita do Nova Democracia, a repressão tornou-se uma questão central na agenda política. Para implementar os planos anti-trabalho e anti-sociais do Estado e do capital, foi estabelecido como condição prévia esmagar a resistência de classe social, dissolver frentes e espaços de luta, atacar todas as formas de organização e ação política, social e sindical, e reverter séculos de conquistas dos trabalhadores.

O governo do Nova Democracia, após sua reeleição, visa intensificar ainda mais suas políticas de extrema-direita e neoliberal. Ele continua na mesma direção, atacando a maioria da sociedade com uma nova rodada de reestruturação, mais uma vez visando aspectos essenciais da vida diária das pessoas e da vida social.

Em particular, nos últimos meses, esse ataque tornou-se ainda mais nítido, implementando lentamente, mas de forma constante, um planejamento estratégico de décadas por parte da classe dominante e do Estado, especialmente em setores onde anteriormente era impossível, devido a conflitos de classe ferozes que estavam ocorrendo. A profundidade e a extensão da natureza estratégica-histórica do ataque também podem ser vistas através da série de projetos de lei que foram aprovados recentemente ou estão sendo lançados. O estado grego está avançando com medidas reacionárias, tentando validar legalmente as relações de classe social existentes, fortalecendo ainda mais suas políticas.

Nesse contexto, o acossamento a militantes e a tentativa de erradicá-los através de perseguições não podem ser vistos separadamente do ataque mais amplo à comunidade de luta. Uma posição proeminente na agenda do Estado é a tentativa de impor um silêncio como de cemitério na sociedade e exterminar o que define como o “inimigo interno”.

Na cidade de Patras, a expressão de forte resistência de classe social e política em várias frentes, já desde o período da pandemia de covid-19, e da tentativa de impor políticas proibitivas pelo Estado, levou a inúmeras prisões e perseguições de militantes, entre os quais também membros de nosso grupo anarquista, colocando-os em um estado permanente de refém pela polícia e pelos mecanismos judiciais e criando necessidades financeiras cada vez mais prementes para cobrir as despesas excessivas exigidas pelos julgamentos programados para o futuro próximo. Ao mesmo tempo, há uma perseguição de nossos camaradas pela mídia local visando ao descrédito social mais amplo de nossas ações, bem como os perseguindo até em seus locais de trabalho, uma tática que, obviamente, em combinação com os outros métodos repressivos do Estado, visa criar um quadro sufocante em torno dos militantes sociais que poderia até afetar sua maneira de ganhar a vida, com o objetivo final de sua aniquilação política, moral e material.

Abaixo mencionamos os casos pelos quais os membros de nosso coletivo estão sendo processados, seja individualmente ou junto com outros ativistas:

– As 9 prisões durante a ocupação dos escritórios políticos do partido governante do Nova Democracia em solidariedade à greve de fome do preso político, membro da Organização Revolucionária 17 de Novembro, Dimitris Koufodinas.

– As prisões de 3 ativistas e os processos de outros 8 que participaram de uma marcha em solidariedade a Koufodinas, que foi proibida pela polícia e entraram em confronto com a polícia do lado de fora da ocupação de Parartima.

– Os processos de 3 ativistas após um ataque com tinta vermelha nos escritórios políticos do Nova Democracia como sinal de solidariedade à ocupação “Ntougrou”, em Larissa, que foi evacuada pela polícia no mesmo dia.

– Os processos de 17 ativistas durante mobilizações contra a instalação de turbinas eólicas nas montanhas Agrafa.

– Os processos de 2 ativistas por sua participação em uma mobilização em Tympa contra a instalação de turbinas eólicas.

– O processo de um camarada por escrever um slogan em uma van da tropa de choque em frente à estação de trem de Patras durante um protesto condenando o crime estatal-capitalista em Tempi, que resultou na morte de 57 passageiros de trem.

– A prisão de dois ativistas durante a marcha deste ano em comemoração ao 50º aniversário do levante da Politécnica de 1973.

– A prisão de um camarada durante um protesto contra o projeto de lei do governo sobre universidades privadas. Neste caso, os métodos policiais e judiciais são especialmente notáveis por inflar as acusações com um crime grave baseado em evidências falsas e não comprovadas fornecidas pela polícia.

Avaliando que a repressão se intensificará no próximo período, dado que o Estado será chamado a administrar as consequências criminais da reestruturação que impõe, e a resistência social se intensificará, as necessidades de nosso grupo, bem como do movimento mais amplo, aumentarão materialmente, pois vários ativistas já estão sobrecarregados com despesas legais exorbitantes de mais de 5 mil euros. Isso ocorre junto com as necessidades diárias decorrentes da defesa política de nossas estruturas e lutas.

Por esse motivo, apelamos ao apoio da comunidade de luta tanto em escalas local quanto internacional, a fim de lidar com os encargos adicionais impostos pela repressão estatal.

A solidariedade é nossa arma!

Grupo anarquista “Dysínios Íppos”

Patras, março de 2024

>> Apoie financeiramente aqui:

https://www.firefund.net/patrasolidarity

Tradução > fernanda k.

agência de notícias anarquistas-ana

Lua cheia.
Me dá, me dá!
Chora a criança.

Issa

Leave a Reply