[Chile] Nova comemoração do Dia do Jovem Combatente

Santiago – A comemoração do Dia do Jovem Combatente¹, 29 de março, foi marcada desde o início por assédio e perseguição policial, começando pela manhã com a polícia tirando fotos nos povoados, vigilância constante com drones e helicópteros. Eles também bloquearam os ônibus e o trânsito na Avenida Las Rejas, para impedir que as pessoas participassem do evento realizado na pequena gruta dos irmãos Vergara Toledo.

Tudo parecia indicar que esse seria um dia marcado pela repressão, já que nas notícias dos dias anteriores foi anunciado como o governo Boric enfrentaria os eventuais protestos, colocando 3156 policiais em 14 pontos “críticos” e dando sinal verde para o uso de armas de guerra (UZI, submetralhadora de origem israelense).

Apesar disso, durante a tarde, os eventos comemorativos ocorreram da mesma forma, com as tradicionais atividades e atos político-culturais realizados em diferentes territórios. Ao cair da noite, os moradores começaram a montar barricadas, iniciando um confronto direto com a polícia.

Frente Fotográfico

[1] O “Dia do Jovem Combatente” foi instaurado popularmente em memória dos irmãos Rafael e Eduardo Vergara Toledo, assassinados pela ditadura de Augusto Pinochet no dia 29 de março de 1985 em Villa Francia, Santiago.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/31/dia-do-jovem-combatente-e-celebrado-com-protestos-no-chile/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/08/chile-barricadas-e-ataques-contra-a-policia-no-dia-do-jovem-combatente/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/03/28/chile-cartaz-do-dia-do-jovem-combatente/

agência de notícias anarquistas-ana

Orquestra mágica
Balanço sussurrante das árvores
A maestria do vento.

Clície Pontes

Leave a Reply