[Portugal] Lançamento: “Anarco-Indigenismo”, de Francis Dupuis-Déri e Benjamin Pillet; Tradução: Dulce Pascoal

Sinopse

Formulada inicialmente, em 2005, no Canadá, pelo militante e politólogo mohawk Gerald Taiaiake Alfred, a noção de anarco-indigenismo foi desde então retomada por autores e ativistas autóctones e alóctones. Esta noção parte dos elos estabelecidos entre as lutas atuais das comunidades ameríndias e o ativismo anarquista, inscrevendo-se na reconfiguração das lutas anticoloniais em curso.

O anarco-indigenismo é um apelo a que se leve a sério, do ponto de vista filosófico, econômico, social e cultural, a história e a atualidade política das comunidades indígenas, estando o anarquismo contemporâneo cada vez mais aberto à ideia de que as suas raízes não provêm necessariamente de fontes brancas. A noção de liberdade individual, por exemplo, não vem da Europa, vem das Américas indígenas.

Anarco-Indigenismo (2019) reúne entrevistas com ativistas e autores indígenas da América do Norte (Roxanne Dunbar-Ortiz, Véronique Hébert, Gord Hill, J. Kehaulani Kauanui, Clifton Ariwakehte Nicholas, Freda Huson e Toghestiy), precedidas de um ensaio historiográfico.

Francis Dupuis-Déri, escritor, ensaísta e militante anarquista canadense, é professor e pesquisador no departamento de Ciência Política da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), onde é membro do Instituto de Pesquisas e Estudos Feministas. Dois títulos da sua ampla bibliografia foram publicados no Brasil (A Crise da Masculinidade, 2022, e Black Blocs, abaixo as máscaras, 2016). Benjamin Pillet, ativista e professor, é também pesquisador na UQAM, dedicando grande parte do seu trabalho à resistência das culturas autóctones no Canadá.

Anarco-Indigenismo

Francis Dupuis-Déri e Benjamin Pillet

Tradução: Dulce Pascoal

ISBN: 9789895317844

Editor: Livros Flauta de Luz

Idioma: Português

Dimensões: 147 x 211 x 11 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 152

PVP 12 €

LIVROS FLAUTA DE LUZ

Painel da Antiqueira, 39 – Vargem

7300-430 Portalegre

flautadeluz1@gmail.com

DISTRIBUIÇÃO: ANTÍGONA

info@antigona.pt

www.antigona.pt

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/02/canada-lancamento-anarco-indigenismo-conversas-sobre-terra-e-liberdade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/02/canada-lancamento-anarco-indigenismo-conversas-sobre-terra-e-liberdade/

agência de notícias anarquistas-ana

Horizonte em chamas.
No morro das goiabeiras
Sabiás em festa.

Rosa Yuka Sato

 

Leave a Reply