[Chile] Palavras de Paty Rodríguez , prisioneira anarquista

Em 22 de dezembro de 2022, o GOPE invadiu residências, colocando 4 companheiros em prisão preventiva. O motivo pelo qual o promotor de polícia solicita o procedimento é a busca pelo suposto autor da colocação de um dispositivo explosivo na Direção Nacional da Gendarmaria em 27 de dezembro de 2021. Uma das casas invadidas foi a de nossa colega Patty Rodriguez, que não estava em casa, mas seu amante, que foi preso.

Com base na mesma investigação, no dia 31 de julho, em uma audiência, os lacaios do Estado solicitaram a prisão preventiva de Patricia por 30 dias, período que, como é comum em casos dessa natureza, é prorrogado e os prazos nunca são cumpridos.

“Quase 5 meses depois que o Ministério Público me manteve na prisão de San Miguel, tive a desagradável visita do promotor em várias ocasiões, usando diferentes artifícios para obter colaboração na investigação em troca de minha liberdade, o que recusei desde o início, já que minha voz só grita em virtude da destruição do poder, nunca para fortalecê-lo.

As tentativas de anular minha força são uma ocorrência diária: ameaças de agentes penitenciárias, confinamento, brigas, drogas, arrombamento e invasão. Mas minha força cresce em coerência com minhas convicções, e a ideia e a luta pela abolição do poder são como fogo ao vento.

Em geral, tento realizar esse processo colocando em prática o que faço do lado de fora com as prisioneiras, a horizontalidade e o apoio entre nós, porque, dentro do que compartilhamos, há um ódio profundo contra a polícia. A polícia sempre foi um negócio para todos. Empresários, juízes, promotores, policiais e advogados. Todos esperando por sua parte, prontos para mutilar vidas na prisão por dinheiro, fama e poder. Famílias e amigos também são empobrecidos pela punição, mesmo para aqueles que apoiam seus prisioneiros, e essa realidade também é a minha, por isso agradeço à minha mãe e ao meu irmão por terem assumido o comando, ao meu filho pequeno por me esperar e aos meus amigos e a outros companheiros que enviaram seu apoio sem sequer me conhecer.

Um abraço fraterno a todos os que conspiram contra o poder, aos meus 4 companheiros, aos que estão resistindo em Stgo 1, em La Gonzalina de Rancagua, aos presos políticos mapuches e a todos os presos anarquistas em todas as prisões; especialmente a Ita e Monica com quem nos encontramos nos corredores”.

Paty Rodríguez, prisioneiro anarquista

Prisão de San Miguel, dezembro de 2023¹.

[1] Este comunicado foi escrito em 2023, mas chegou até nós em 8 de março de 2024.

Fonte: https://lazarzamora.cl/?p=12146

agência de notícias anarquistas-ana

Nuvens,
sem raízes
até que chova.

Werner Lambersy

 

Leave a Reply