[Espanha] A raiva popular transborda as ruas de Valência: Basta de repressão e de governos a serviço das elites!

As ruas de Valência se converteram em um clamor unânime contra a gestão desastrosa da DANA, ao que é preciso acrescentar a brutal repressão policial deste 9 de novembro. Milhares de Valencianos e Valencianas, fartos das promessas não cumpridas e da precariedade imposta, saíram às ruas para exigir justiça e uma mudança radical.

A manifestação, longe de ser um simples protesto, se converteu em um ato de auto-organização popular. Moradores, trabalhadores e ativistas se uniram em uma mostra de solidariedade e de luta contra um sistema que os abandona nos momentos mais difíceis. Os cartazes e lemas se contavam em milhares, denunciando a incapacidade das instituições e a cumplicidade dos poderes fáticos com as grandes empresas.

A resposta policial ao protesto foi desproporcional e violenta. As ações policiais, que tiveram como vítimas alguns de nossos filiados do setor da imprensa que foram de outras cidades para cobrir a manifestação, longe de dissuadir os manifestantes, serviram para evidenciar a verdadeira cara de um Estado a serviço dos poderosos. Os feridos são a prova de que a repressão é o único argumento que o sistema tem para enfrentar o descontentamento social.

Esta mobilização demonstra que a sociedade civil está disposta a tomar as rédeas de seu próprio destino e a construir um mundo mais justo e equitativo. A luta continua e não cessaremos ate que se faça justiça e se ponha fim à exploração e a opressão.

cnt.es

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/11/07/espanha-dana-dor-raiva-e-solidariedade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/11/05/espanha-so-o-povo-salva-o-povo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/11/05/espanha-em-tempos-de-catastrofe-organizacao-dos-trabalhadores-e-apoio-mutuo-a-cnt-com-as-vitimas-da-dana/

agência de notícias anarquistas-ana

tomando banho só
no riacho escondido –
cantos de bem-te-vis

Rosa Clement